[todas as receitas], carne
escrever comentários

arroz de linguiça cremoso

arroz de linguiça cremoso

acatando a sugestão do meu pai e os pedidos de vocês de mostrar por aqui mais receitas de comida caseira roots, vamos hoje de arroz de linguiça cremoso. ou seria arroz com linguiça? caí nessa discussão com meu marido, e por fim não chegamos a conclusão nenhuma. porque claro, o arroz não é feito de linguiça. mas por que então usamos arroz de pato, arroz de polvo etc? fica aí a reflexão para você ter enquanto mexe o arroz.

arroz de linguiça cremoso

essa é mais uma receita da série em parceria com meus amigos pirineus, pra gente fazer umas receitas bem maravilhosas com embutidos de alta qualidade. confesso que eu sou uma super fã de arroz, até um arroz branco purinho recém saído da panela. essa receita de arroz de linguiça cremoso é bem simples, feita com ingredientes acessíveis e que provavelmente você tem por aí. isso acompanhado de uma caipirinha, imagina?!

mas a ideia toda aqui é a seguinte. um prato simples, baseado numa técnica, que pode ser replicado com vários ingredientes. frango, costela, camarão, carne de panela, pode escolher o que tiver dando sopa aí na sua geladeira. aquela sobra do dia anterior que você não sabe o que fazer. primeiro a gente sela a proteína, para já criar uma primeira camada de sabor. depois um refogado básicão e arroz. arroz branco mesmo, aquele do dia a dia. e aí, meus amores, a mágica do caldo caseiro repleto de sabor e que deixa qualquer preparo com ares de restaurantes. se você não tiver manteiga e queijo, não se preocupe. finalize o arroz um pouco antes, para deixar ele mais caldoso. não ficará tão cremoso, mas garanto que ficará igualmente maravilhoso. e sim, é para mexer o arroz durante o processo, a gente quer esse amido todo ajudando a criar um caldo espesso.

bem, agora você já pode fazer arroz de qualquer coisa. mas esse arroz de linguiça cremoso, afe! já não vejo a hora de arrumar um momento aqui para fazer ele de novo. mas antes, tem muita receita com pirineus pela frente.


porções: 3-4 | tempo de preparo: 45 minutos

ingredientes:

  • 300g de linguiça calabresa pirineus
  • 1 xícara de arroz branco
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola grande
  • 4 dentes de alho grandes
  • 1 tomate italiano grande bem maduro
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • 3-4 xícaras de caldo caseiro de carne ou legumes
  • 50g de manteiga gelada em cubos
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta
  • para finalizar: cebolinha, cebolinha, salsa ou tomilho

como faz: pique a cebola, o alho e o tomate e reserve. retire a capa da linguiça e corte em pedaços de 1cm. reserve. em uma panela média, aqueça o azeite. frite a linguiça, em levas, de forma que todas toquem o fundo da panela e não se sobreponham para não fazer água. sele até estarem douradas. retire da panela e reserve. na mesma panela adicione a cebola, mexa bem para tirar os grudadinhos super saborosos do fundo da panela. se precisar, adicione algumas gotinhas de água. quando a cebola estiver macia adicione o alho, deixe por mais um minuto e adicione o tomate. adicione o arroz, tempere com sal e pimenta e misture bem. adicione metade do caldo e misture. vá mexendo de vez em quando, adicionando mais caldo se for necessário, até o arroz estar macio. nesse momento pode ter um pouco de caldo no arroz, tudo bem. ajuste o tempero, adicione a linguiça e misture. desligue o fogo, adicione a manteiga, o queijo e misture bem. o resultado é um arroz bem molhado e cremoso. finalize com as ervas de sua preferência.

* pode dobrar a receita. pode congelar. descongelar em geladeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.