[receitas] das minhas, [todas as receitas], carne
comentários 6

lombinho recheado com farofa

lombinho recheado com farofa

essa receita de lombinho recheado com farofa é um dos nossos campões de audiência por aqui. vai chegando o final do ano e eu fico só de olho vendo os acessos subirem a cada dia que passa. essa receita apareceu aqui primeiro em 2013, quando o francinha cooks não tinha nem 3 meses de vida. bem, naquela época eu não tinha lá muito ideia do que estava fazendo, e por isso achei melhor rever a receita.

lombinho recheado com farofa

para nossa felicidade a gente evolui, e as receitas também! para não deixar você curioso eu deixei, depois do passo a passo, o texto original do lombinho recheado com farofa.

além de precisar rever essa receita, esse ano nosso tema do menu de natal é “clássicos da francinha”. são as receitas que sempre rolam aqui em casa e mais uma novidade :) então para começar temos essa receita inesquecível de batata gratinada com alho, uma super salada de tomates com jamón e a dica para você fazer o molho perfeito!

lombinho recheado com farofa

mas calma, vamos voltar ao lombinho recheado com farofa! pra começar, tem combinação melhor que essa? e com um molhinho por cima, então, fica um xuxuzinho! em termos de planejamento, você pode deixar a farofa pronta de véspera e só assar o lombinho no dia. se você quiser, também pode fazer uma marinada e deixar o lombinho lá mergulhado por umas 6-12 horas. mas se não tiver tempo, tudo bem também.

agora vamos ao que interessa: a receita desse clássico chamado lombinho recheado com farofa!

lombinho recheado com farofa

porções: 8 | tempo de preparo: 15 minutos + 3 horas

ingredientes: 

para o porco:

  • uma peça de lombinho de porco de 2kg cortada em manta
  • 1 maço de tomilho
  • 350ml de cerveja – usei uma escura
  • 4 laranjas bahia
  • 2 limões tahiti
  • 1 cabeça de alho
  • sal e pimenta

para a farofa:

  • 5 dentes de alho
  • 100g de bacon cortado em cubinhos bem pequenos
  • 100g de manteiga
  • 200g de farinha tipo panko (ou 300g de farinha de rosca)
  • cheiro verde a gosto

extras: 4 limões siciliano, barbante, farinha de trigo e manteiga

como faz: corte o lombinho em manta (instruções abaixo) e reserve. caso você queira fazer uma marinada, siga as instruções do pato assado (a técnica é a mesma) com os ingredientes do porco (tomilho, cerveja, laranja, limão, alho e sal). a marinada deve ser feita na véspera e você pode deixar o lombinho descansando por 6-12 horas. caso contrário, comece do passo a seguir.

primeiro prepare a farofa. em uma frigideira grande, coloque o bacon cortado em cubinhos em fogo médio, até que esteja dourado. enquanto isso, pique os dentes de alho. adicione o alho à frigideira, mexa bem e deixe por 2 minutos. você só quer que ele fique macio, cuidado para não queimar. adicione o panko aos poucos e tempere com sal e pimenta. faça um buraco no meio da farofa e adicione a manteiga. misture bem e vá mexendo sempre, até o panko dourar. desligue o fogo, corrija o tempero e adicione o cheiro verde picado. reserve.

pré-aqueça o forno a 180ºc. abra o lombinho, tempere com sal e pimenta dos dois lados. disponha a farofa em cima do lombinho aberto, pressionando um pouco. enrole o lombinho de volta e feche com o barbante. coloque o lombinho em uma assadeira, junto com os outros ingredientes (tomilho, dentes de alho, cerveja, suco de limão, suco de laranja). cubra com papel alumínio e leve ao forno por 45-50 minutos. retire o papel e volte ao forno até dourar – cerca de 30 minutos.

enquanto o lombinho assa, prepare o limão siciliano. corte os limões em 4, no sentido do comprimento. retire os caroços. leve os limões para grelhar em um frigideira até estarem bem dourados. reserve.

retire o lombinho do forno e transfira para uma travessa. em uma panelinha, coloque uma colher de sopa de manteiga para derreter e depois uma colher de sopa de farinha de trigo. misture bem e deixe em fogo baixo. descarte os pedaços que ficaram na assadeira (alho, tomilho etc). transfira o molho da assadeira para a panelinha, aos poucos, mexendo bem. tempere com sal. se necessário, adicione um pouco mais de farinha de trigo, caso queira o molho mais espesso. fatie o lombinho e sirva com os limões e o molho à parte.


texto original de 2013

eu não curto muito comidas natalinas tradicionais. por isso eu tive essa ideia de fazer uma mini pesquisa e descobrir o que as pessoas gostariam de ver aqui como sugestão de receita pro fim do ano. as três opções (pato assado, arroz de bacalhau e lombinho recheado com farofa) são pratos mais especiais ou comemorativos. não é todo dia que você vai esperar 3-4h pra assar um pato, certo? e eu achava muito que o pato ia ganhar. porque eu adoro pato, e já tinha inclusive pensado na receita de lasanha com o resto do pato desfiado. mas vocês me surpreenderam e a receita mais votada foi a de lombinho recheado com farofa. tudo bem, o pato fica pra próxima!

essa ideia do lombinho veio da receita da porchetta, que vou colocar aqui em breve, que é um lombo de porco recheado e assado com o toucinho. como não é fácil achar o porco assim, adaptei pra versão mais “simples”, recheado com uma farofinha de bacon. claro que você pode rechear com o que você quiser. eu esqueci (me desculpem!) de filmar o corte do lombinho. mas achei esse video que mostra como cortar o lombinho em manta (é assim que chama, meio em forma de rocambole). se você não tem um açougueiro, faça o corte em casa mesmo.

6 comentários

  1. Pingback: francinha cooks xmas :) | francinha cooks

  2. Pingback: 30 Dicas de receitas doces e salgadas deliciosas para o Natal - Meninas na ModaMeninas na Moda

  3. Pingback: 9 receitas com pé de porco para aproveitar o animal inteiro – Mari Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.