[todas as receitas], acompanhamento, veggie
escrever comentários

alho confit

alho confit

coisas tão fáceis que nem precisamos de receita: como fazer alho confit (ou alho confitado ou confit de alho, você escolhe).

alho confit

“confit” vem do latim para “fazer, produzir, confeccionar, preparar”, segundo harold mcgee em comida e cozinha (p.197). apesar do termo ser abrangente, hoje seu maior entendimento é de cocção lenta e cuidadosa em gordura. contudo, submergir alimentos cozidos em gordura também é uma das técnicas de preservação mais antigas e conhecidas – vide o clássico pato confit e o porco na lata. aliás, se você curtir essa técnica também pode testar esse delicioso tomate confit.

como fazer alho confit

eu fiquei mais íntima do alho confit quando escrevi meu livrinho receitas de inverno para aquecer a alma até nos dias mais frios da estação. uma das entradas é um crostini com alho assado, pastrami e tomilho. o alho confit funciona como um ingrediente para potencializar outras receitas. você pode usá-lo como uma pastinha, temperado com sal e pimenta. pode usá-lo para incrementar assados e até mesmo um simples molho de tomate. e um dos meus usos favoritos é a maionese com alho confit. ah, pro natal também temos um inesquecível purê de batata com alho confit. sério, poderia comer isso às colheradas.

alho confit

tenho certeza que depois de testar você sempre terá um potinho de alho confit à mão e vai descobrir como esse ingrediente é mágico. nessa versão a minha escolha foi pelo preparo em fogão. você também pode fazer no forno, no mesmo esquema. temperatura baixíssima, sempre de olho para não queimar. inclusive a versão de alho confit no forno eu sempre faço com casca e descasco depois de esfriar. mas no forno o controle é menor e a chance do alho queimar é maior. ah, ervas frescas também são bem-vindas para aromatizar ainda mais esse azeite: alecrim, sálvia, estragão e tomilho são as ideais.

alho confit

porções: quanto alho você usar na receita | tempo de preparo: 45 minutos

ingredientes:

  • 6-8 cabeças de alho com dentes grandes
  • 300ml de azeite

como faz: descasque o alho. em uma panela média com fundo reforçado coloque o alho e o azeite. é importante o azeite cobrir todo o alho ou quase tudo. ligue em fogo mínimo e mexa de vez em quando. caso o azeite comece a ferver, retire do fogo até que cesse. depois volte ao fogo e assim por diante, conforme necessário. deixe por 25-30 minutos, até que o alho esteja macio. espere esfriar e guarde em geladeira em um pote esterilizado por até 2 semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.