[todas as receitas], carne, sopa
escrever comentários

grão-de-bico com linguiça

grão-de-bico com linguiça

se tem uma coisa que eu amo, amo, amo, é molho. mais do que a sopa, o caldo. mais do que o estrogonofe, o molho. mais do que a massa, o molho. mais do que o feijão, o caldinho. nessa receita de grão-de-bico com linguiça e tomates não funciona diferente. mais do que o churrasco, o vinagrete. o molho é o néctar de todas as camadas de sabor que construimos em um prato. é o resultado do tempo, dos ingredientes, da técnica, do balanço entre os sabores e da mão inspirada do cozinheiro. todos esses fatores juntos se transformam em mordidas seguidas de murmúrios: nossa, que delícia, talvez só mais um pouquinho.

grão-de-bico com linguiça

esse grão-de-bico com linguiça e tomates é um conforto. apesar de ser um preparo simples, feito com poucos ingredientes, existem várias camadas de sabor ali. o segredo? os ingredientes, claro! aqui me juntei mais uma vez ao meus amigos do pirineus para trazer essa receita com inspiração espanhola e super versátil pro dia a dia.

grão-de-bico com linguiça>

inclusive ela é tão versátil que você pode brincar com as combinações, vamos lá. lentilha ou feijão branco no lugar do grão-de-bico. caldo de carne ou de ossos no lugar do caldo de legumes. salsa, coentro, manjericão ou tomilho para finalizar. páprica picante, se você é da turma da pimenta. tomates assados no lugar do tomate pelado. ah, e não menos importante! essa receita de grão-de-bico com linguiça é super amiga do congelador! pode até fazer a receita em dobro para já garantir a refeição quando o estômago roncar!

grão-de-bico com linguiça>

porções: 4 | tempo de preparo: 40 minutos

ingredientes:

  • 250g de grão-de-bico demolhado
  • 350g de butifarra blanca ou outra linguiça de sua preferência
  • 1 cebola branca pequena
  • 4 dentes de alho
  • 5 tomates italianos super maduros ou 1 lata de tomate pelado
  • 1 colher de chá de páprica doce
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • 2-3 xícaras de caldo de legumes
  • suco de 1/2 limão (opcional)
  • sal e pimenta

como faz: retire a capa da linguiça e corte em fatias de 1cm. aqueça uma panela média e coloque a linguiça. doure dos dois lados. enquanto isso, pique a cebola e o alho. adicione a cebola e o alho e tempere com 1 colher de chá de sal e 1 pitada de pimenta. misture e deixe em fogo baixo até a cebola estar transparente. enquanto isso, corte os tomates em 8. adicione então os tomates, a páprica doce e defumada, o grão-de-bico e 2 xícaras de caldo de legumes. misture bem e deixe em fogo médio com a panela aberta, mexendo sempre. adicione mais caldo caso necessário. depois de 20 minutos, caso o grão-de-bico já esteja macio, prove e corrija o tempero. se o grão-de-bico ainda estiver al dente, deixe por mais alguns minutos até chegar no ponto de sua preferência. finalize com o suco de limão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.