[todas as receitas], acompanhamento
comentários

involtini de abobrinha com ricota e sobrasada

involtini de abobrinha

a primeira vez que essa receita de involtini de abobrinha com ricota rolou pelo meu feed eu já fiquei apaixonada. essa inspiração veio do site half baked harvest, que é simplesmente lotado de receitas deliciosas! salvei na minha lista de receitas a fazer e testar, porém essa lista já parece um tratado e desenvolver essa receita demorou mais do que eu esperava.

porém, nada como ter em mãos uma combinação que é praticamente garantia de sucesso: um ingrediente que é a estrela do prato e outros que complementam seu sabor perfeitamente. nesse caso eu tinha em mãos uma sobrasada dos meus amigos do pirineus, que merecia um belo destino! a sobrasada é um embutido curado de carne de porco com muita páprica, com a textura macia como de um patê.

involtini de abobrinha com ricota

essa receita de involtini de abobrinha com ricota e sobrasada leva poucos ingredientes e, apesar de ter uma carinha sofisticada, seu maior trabalho será fazer os rolinhos. você também pode rechea-los com pesto, queijo brie, espinafre, amêndoas, cogumelo e até berinjela! com certeza o recheio desse canelone de cogumelos e espinafre também funciona super bem!

ou seja, use a receita de inspiração e crie sua própria versão favorita!

involtini de abobrinha com ricota

ps: para uma versão vegetariana, omita a sobrasada ou substitua por espinafre ou outros queijos!


porções: 4 | tempo de preparo: 1 hora

ingredientes:

  • 4 abobrinhas grandes
  • 450g de ricota fresca de boa qualidade
  • 250g de sobrasada pirineus – você pode substituir por salame artesanal picadinho, parma ou algum presunto.
  • 1 limão
  • 1 xícara de ervas picadas grosseiramente – salsa, cebolinha, sálvia, tomilho, fique à vontade para escolher suas preferidas. eu sei cebolinha, salsa e manjericão.
  • 3 colheres + 1 colher de sopa de azeite
  • sal e pimenta
  • folhas de manjericão para finalizar (opcional)
  • 1 e 1/2 xícara de molho de tomate

como faz: fatie a abobrinha o mais fino que conseguir, de preferência com um mandolin ou uma faca bem afiada. transfira as fatias de abobrinha para uma peneira ou escorredor e tempere com um pouco de sal, enquanto prepara o recheio. em uma tigela média, adicione a ricota, a sobrasada em cubos de 1cm, as ervas, o suco de limão e 3 colheres de sopa de azeite. caso opte por usar algum salame ou outro embutido, prefira um em fatias finas e pique bem. misture bem com um garfo – você também pode fazer essa etapa na batedeira, com a raquete. prove e corrija o tempero (sal e pimenta) de acordo com seu paladar. dependendo da ricota e dos embutidos que tiver em mãos, seu recheio já vai estar salgado. apenas ajuste o quanto for necessário.

pré-aqueça o forno a 200ºc. em uma travessa que vá ao forno (use uma redonda de 26cm ø), disponha o molho de tomate. sobre uma bancada limpa, comece a montar os rolinhos. coloque uma fatia de abobrinha, depois outra do lado no mesmo sentido, se sobrepondo em 1cm. coloque 2 colheres de sopa de recheio em uma das pontas e então enrole, formando o involtini. disponha os rolinhos na travessa. siga até preencher a assadeira. regue com 1 colher de sopa de azeite. leve ao forno por 15 minutos e sirva com algumas folhinhas de manjericão.

1 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.