[todas as receitas], acompanhamento, veggie
escrever comentários

batata gratinada com alho

batata gratinada com alho

hoje abrimos oficialmente nossa temporada de receitas natalinas! esse ano resolvi fazer uma seleção de clássicos da francinha. algumas receitas já são campeãs de audiência por aqui, mas outras são novas, como essa batata gratinada com alho. esse prato aparece no natal lá em casa desde o primeiro ano deste amado blog, mas sei lá porque ainda não tinha aparecido por aqui. 

essa batata gratinada com alho é adaptada do livro what katie ate, da katie quinn davies, um dos meus livros favoritos de receita. por mais que seja super simples, ela é com certeza minha receita favorita com batatas. dá pra comer a travessa inteira de uma vez. e claro, dá pra fazer o ano inteiro, né? 

o que eu mais amo nesse prato de batata gratinada com alho é que em cima você tem uma batatinha crocante e dentro uma cama de batatas deliciosas e super molhadinhas. e aí é só você combinar com o seu prato principal favorito e a festa está pronta! além disso, você pode montar a batata de véspera, cobrir com plástico filme e só assar no dia da festa! 

bom, como eu já falei essa batata gratinada com alho é um super clássico aqui em casa! combina com qualquer coisa e é um acompanhamento praticamente perfeito! mas já dando o spoiler do resto da semana, vamos ter lombinho recheado com farofa, salada de tomates com jamón e molho (receita exclusiva do instagram).


porções: 6-8 | tempo de preparo: 1h30

ingredientes: 

  • 1,5kg de batatas
  • 400ml de creme de leite fresco
  • 8 dentes de alho grandes
  • 25 folhas de sálvia
  • 50g de manteiga em cubinhos
  • sal e pimenta

como faz: pré-aqueça o forno a 180ºc. fatie as batatas com um mandolin. caso não tenha, corte fatias de aproximadamente 0,3cm. pique o alho e reserve. em uma assadeira grande, comece a montagem. faça uma camada de batatas. depois distribua um pouco do alho, folhas de sálvia, regue um pouco do creme de leite e tempere com sal e pimenta. faça uma nova camada de batatas e repita. na última camada não coloque o creme de leite (senão vai demorar para dourar). leve ao forno por 50-60 minutos, até estar bem dourado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.