[todas as receitas], carne
escrever comentários

almôndega com abobrinha

essa receita de almôndega com abobrinha e tomate vem do meu mais novo livro de receitas favorito, o menu para a semana, do food52. há alguns meses eu estava bisbilhotando uma livraria e me deparei com esse livro, que ainda não conhecia, apesar de ser usuária frequente do site. o livro é maravilhoso, e no mesmo dia já era o mais novo integrante da minha prateleira de inspirações e ensinamentos.

receita almôndega com abobrinha e tomate

olhei o livro de trás pra frente, de frente pra trás. apesar de não ser um exemplo de carnívora, essa foi uma das receitas que mais me intrigou: almôndega com abobrinha e tomate. a descrição da receita começava com alguma coisa do tipo “o segredo dessa receita é que o molho é o recheio…”. pronto, fiquei mais intrigada ainda. a receita entrou pra minha lista de testes a fazer, e apesar de eu querer fazer todas as receitas do mundo, eu estava há meses com essa almôndega com abobrinha na cabeça. então lá fui eu, meio desconfiada, meio achando que aquilo seria uma grande bagunça melequenta que não daria certo. pois deu. não deu só certo. deu a almôndega mais maravilhosa que eu já fiz em casa, depois dessa aqui! deu uma almôndega com abobrinha fofinha, úmida, cheia de sabores, chafurdada no molho de tomate e finalizada com muito queijo parmesão. deu em um jantar que eu e meu marido repetimos a frase “nossa, mas isso tá muito bom mesmo!” e também as almôndegas. que grata surpresa!!

além disso, essa almôndega com abobrinha é ótima para acabar com aqueles “restinhos da geladeira”, porque tirando a carne, as quantidades dos outros ingredientes são pequenas. justamente aqueles pedacinhos que não usamos e depois não sabemos como aproveitar!

receita almôndega com abobrinha e tomate

mas voltando ao livro, eu sempre indico ele para os meus alunos. ele é super completo, com receitas fáceis para o dia a dia, e conta com muitas dicas de planejamento para deixar tudo mais fácil. o que você pode deixar pronto antes, como reaproveitar os ingredientes durante a semana, é muito legal! mas se você não puder comprar o livro, o site já é uma baita fonte de referências, dicas e coisas bacanas. recomendo muito!

receita adaptada do site food52, almôndegas com abobrinha e tomate.


porções: 16 almôndegas | tempo de preparo: 50 minutos

ingredientes: 

  • 500g de patinho moído
  • 150g de abobrinha
  • 1 dente de alho
  • 1 cebola pequena
  • 50g de tomate pelado – em cubo ou amassado (o tomate e o molho)
  • 40g de queijo parmesão ralado
  • 1/3 xícara de farinha de rosca
  • azeite, sal e pimenta

como faz: pique a cebola e o alho e reserve. rale a abobrinha e reserve. em uma frigideira média/grande, aqueça uma colher de sopa de azeite. adicione a cebola, tempere com sal, mexa e deixe em fogo médio até ficar macia, cerca de 5 minutos. adicione o alho, a abobrinha, o tomate, tempere com sal e pimenta e misture bem. deixe em fogo baixo/médio por cerca de 8-10 minutos, até que os líquidos tenham secado. espere esfriar. em uma tigela, coloque a carne, parmesão, farinha de rosca e misture delicadamente com as mãos ou um garfo. adicione a mistura da abobrinha e tempere com sal e pimenta. leve à geladeira por 15 minutos (opcional). aqueça uma frigideira média/grande com uma fina camada de azeite. molde as almôndegas em bolinhas de +- 3cm. acomode-as na frigideira, em levas, e frite por 2-3 minutos de cada lado, até estarem douradas. sirva com molho de tomate e parmesão ralado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.