[receitas] das minhas, [todas as receitas], carne
escrever comentários

costelinha de porco na cerveja

costela-porco-cerveja-1

eu já falei aqui que uma das coisas mais legais de cozinhar é poder saciar suas vontades sem precisar sair de casa e nem depender dos outros. é você acordar um dia morrendo de vontade de uma bela costelinha de porco, daquelas beeem suculentas, ir na feira e em algumas poucas horas ter tudo resolvido, do jeitinho que você queria. pois foi assim que aconteceu. na verdade eu tava morrendo de saudade de comer a costelinha da minha amiga gabriela, mas ela foi embora morar na noruega então tive que eu mesma fazer minha receita de costela de porco. quando ela morava por aqui a gente ia na feira e, enquanto o porco assava, tomava umas cervejas e curtia nosso saudosos sábados em terras cariocas.

costela-porco-cerveja-2

pra completar a festa, chamamos uns amigos pra devorar as costelinhas junto. porque é sempre mais legal dividir a comida. ficou tão, mas tão bom que repeti a receita no final de semana seguinte pra dividir aqui com vocês.

costela-porco-cerveja-3

eu nunca tinha feito costela de porco na vida, mas acabei por descobrir ser facílimo. basta, como quase sempre com carne de porco, tempero e uma certa paciência. então bora chamar os amigos, botar a cerveja pra gelar e fazer costelinha pra alegrar a vida!

costela-porco-cerveja-4

porções: 4 | tempo de preparo: 2h45

ingredientes: 

  • 1,5kg de costela de porco
  • 600ml de cerveja tipo pale ale
  • 1 colher de sopa de ketchup
  • 1/2 colher de sopa de cominho
  • 2 colheres de sopa de molho inglês
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de páprica doce
  • suco de 1 limão grande

como faz: pré-aqueça o forno a 180ºc. misture todos os ingredientes, menos o porco, e reserve. coloque o porco na travessa onde será assado. tempere os dois lados com sal e pimenta e espalhe bem. coloque a parte do osso para baixo. regue o porco com o molho. leve ao forno coberto com papel alumínio por 1h30, regando com o próprio molho a cada 20 minutos. retire o papel alumínio e deixe assar por mais 1 hora, sempre regando de 20 em 20 minutos. o ponto do porco deve ser desfiando com o garfo e soltando do osso. caso seu forno esteja fraco, isso pode levar mais uma meia hora. retire do forno e sirva com pedacinhos de limão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.