[receitas] das minhas, [todas as receitas], do mar, pra começar
escrever comentários

lula frita com páprica e limão

receita-lula-frita-1

poucas coisas nessa vida combinam mais do que peixe frito (ou qualquer outra coisa do mar frita) com cerveja gelada e férias. e com esse calor que tem feito, a gente aproveita pra criar um clima de férias, nem que seja só no final de semana! essa receita de lula frita com páprica anda abraçadinha com a nossa vibe veranesca, e é uma das coisas mais fáceis que você vai encontrar por aqui. ou seja, tá com tudo pra você repetir no carnaval, seja pra matar a larica do bloquinho ou pra ficar vendo a vida passar com uma cerveja gelada ;)

receita-lula-frita-2

essa receita de lula surgiu de forma muito despretenciosa, em um dia lindo de verão aqui em são paulo. fui na feira de sábado, do jeito que eu gosto: sem hora. parando em cada barraca, perguntando da onde vem o produto, trocando ideia, apreciando aquele vuco-vuco, a gritaria, aquela dinâmica maravilhosa. logo no comecinho comprei um saco de limão cravo, que não tinha nenhum destino. continuei minha andança e fui enchendo minha sacolinha planejando as refeições da semana. fiquei horas na barraca de peixe, causando até certa aflição no vendedor que não aguentava mais esperar minha decisão. até que vi essas lulas super fresquinhas e não resisti. pronto, meu limões já tinham seu destino :)

receita-lula-frita-3

 

 


porções: 2 | tempo de preparo: 30 minutos

ingredientes: 

  • 500g de lula fresca, limpa e cortada em anéis
  • 3 limões cravo (ou siciliano ou tahiti)
  • 1 colher de sopa de páprica doce
  • 1 dente de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • sal e pimenta
  • cebolinha para finalizar

como faz: lave bem as lulas e escorra. em um bowl, coloque as lulas, suco de 2 limões, páprica, o alho picado, duas colheres de sopa de azeite e tempere com sal e pimenta. misture bem, cubra com plástico filme e leve à geladeira por 15 minutos. aqueça uma frigideira antiaderente com uma colher de sopa de azeite. corte o limão ao meio e sele na frigideira, com a parte aberta para baixo, até estar dourado. retire e reserve. com o fogo alto, coloque a lula na frigideira, em pequenas levas, de forma que haja espaço entre os pedaços e que todas estejam em contato com o fundo da frigideira. sele por 1-2 minutos, depois vire e sele mais um pouco, até que estejam douradas. faço isso com todas as levas. sirva com uma ou duas cebolinhas picadas e o limão selado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.