[receitas] das minhas, [todas as receitas], do mar, massa
escrever comentários

massa com camarões, aspargos e vinho branco

eu fiz essa massa pro meu pai, de presente de dia dos pais. sim, eu realmente dou comida de presente pras pessoas :) meu pai disse que ele queria uma massa especial. oh, lord! essa era a única dica que eu tinha. ele ama massa, e eu sei como é difícil fazer um prato de massa realmente memorável e com sabor único. a primeira opção foi um ragu, mas não faz nem dois meses que eu fiz um ragu pra ele. ele tinha acabado de voltar da itália e resolvemos fazer um almoço para colocarmos a conversa em dia. o prato que ele escolheu para o nosso almoço foi um ragu e já foi logo dizendo que na itália comeu ragu várias vezes e estava encantado com a receita. ou seja, alta expectativa com o ragu da francinha! eu já amo um ragu, aproveitei pra caprichar e fazer um lindão. ele amou, disse que era examente igual ao que ele tinha comida na itália. <3 então eu tinha superar que o ragu. queimei a mufufa e resolvi fazer uma massa prima dessa aqui. eu já tinha comentado com ele como tinha adorado o resultado e ele tinha pedido pra eu fazer pra ele. adicionei os camarões (que ele adora!) e fiz algumas mudanças no molho. resultado: ele contou pra todo mundo da massa mais de uma vez. pros amigos, pro pessoal do trabalho, até pra mim. missão cumprida! :)

massa-camarao-aspargos-vinho-3

ingredientes: 

  • 800g – 1kg de camarão limpo
  • 400g de aspargos verdes
  • 300ml de vinho
  • 500ml de creme de leite fresco
  • um pote de iogurte desnatado
  • uma cabeça de alho
  • 300g de tomate cereja
  • sal e pimenta
  • azeite
  • um limão siciliano
  • 5 raminhos de tomilho
  • 250g de massa
  • um punhado grande de salsa picada grande
  • um punhado grande de folhas de manjericão
massa-camarao-aspargos-vinho-1

como faz: lave bem os camarões, tempere com sal e pimenta e reserve. descarte a parte cinza dos aspargos, corte-os na perpendicular em pedaços de aproximadamente 2-3cm e reserve. ferva uma panela grande de água. em uma travessa, coloque os tomates cortados ao meio. tempere com sal, pimenta e regue com azeite. distribua as folhinhas de tomilho por cima e e leve ao forno pré-aquecido por 40-45 minutos. enquanto isso, em uma panela antiaderente, coloque os dentes de alho e cubra o fundo com azeite. deixe em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos. aumente o fogo e, quando estiver bem quente, adicione os camarões em levas, até ficarem rosados e um pouco dourados. camarões cozinham muito rápido, você precisa de apenas 3 minutos. reserve os camarões e cubra-os (você pode colocá-los em outra pena ou cobrir com papel alumínio). nessa mesma panela, adicione o creme de leite, o iogurte e o vinho. misture bem e deixe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos, até reduzir. coloque a massa na água fervente e adicione uma colher sopa de sal. enquanto isso, em outra panela ou frigideira, coloque os aspargos com o suco do limão siciliano e tempere com sal e pimenta. cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos ou até que o aspargo fique no ponto de sua preferência. misture os aspargos e os camarões ao molho e misture bem. escorra a massa. coloque o molho onde você irá servi-lo, misture com os tomates e adicione a salsa e o manjericão. eu preferi, dessa vez, servir a massa separada do molho, mas lógico que você pode servir já misturado. essa receita serve 6 pessoas.

massa-camarao-aspargos-vinho-4

ps: se você curte as receitas da Francinha, talvez queira receber as novidades do blog por email :) é só preencher seu email neste link ou aqui mesmo, na barra do lado esquerdo. beijo e até o próximo post!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.