[receitas] das minhas, [todas as receitas], do mar, massa
escrever comentários

massa com lula e tomates frescos

hoje tem receita de massa com lula e tomates frescos e um convite a uma reflexão. primeiro vamos falar de comida, depois mudamos de assunto.

massa com lula e tomates frescos
massa com lula e tomates frescos

essa receita de massa com lula e tomates frescos é inspirada em uma receita lááá do começo do blog, que se não me engano foi a segunda coisa que eu fiz que apareceu aqui. eu não ia colocar o link porque a foto tá uma coisa de feiura, mas é bom pra gente ver como tudo melhora com o passar dos anos – as receitas, as fotos, a técnica, e o bom gosto também ;).

massa com lula e tomates frescos

na verdade o meu plano inicial era fotografar novamente todas as primeiras receitas. quando eu parei pra pensar com calma percebi que não era só uma questão de foto, mas também de técnica (falta dela, no caso) e de sabores. então, vamos chamar essa massa com lula e tomates frescos de uma versão revisitada de mim mesma! cinco anos e meio depois eu continuo amando muito massa e frutos do mar e molho de tomate, e obviamente isso precisa ser dividido com vocês. finalize com um belo parmesão, faça um pouco a mais porque com certeza todo mundo vai repetir e leve uma bela travessa de massa à mesa. aproveita e tira uma foto e coloca #francinhacooks pra eu ver :)

massa com lula e tomates frescos
massa com lula e tomates frescos

o segundo assunto é um tópico que surgiu ontem em uma palestra que assisti sobre a dieta mediterrânea e seus benefícios para a saúde em geral. foram apresentados estudos, com embasamente científico, abordando a questão da alimentação. foi mencionada uma pesquisa realizada pela fiesp, na qual 61% dos entrevistados disse preferir uma coisa “gostosa” a uma coisa “saudável”. e a minha pergunta é: por que o que é gostoso não pode ser saudável? porque a gente ainda separa tanto uma alimentação balanceada, nutritiva, rica, do que é gostoso? gostoso é só pizza e salgadinho? ou salgadinho também é gostoso, mas tão gostoso quanto a salada, os legumes, os verdes, os grãos? quando vamos parar com essa cultura de “o que é saudável é ruim”? que, na minha opinião, gera toda uma cultura de culpa e de privação (comer legume = estar de dieta e comer brigadeiro = enfiar o pé na jaca). isso dá muito debate, mas levanto a questão. essa massa não é gostosa E saudável? vegetais, proteína animal, carboidrato, ervas, boa gordura, tudo ali. é óbvio que eu não estou te falando pra comer macarrão todo dia. estou te convidando a refletir: o que é gostoso pra você? e o que você considera saudável, você acha ruim? vamos expandir esse repertório e entender que tudo é uma questão de equilíbrio e preparo?

massa com lula e tomates frescos
massa com lula e tomates frescos

pode convidar os amigos pra dividirem com você essa massa com lula e tomates frescos e você faz um debate aí também. vamos defender a nossa comida “saudável” e dizer que ela pode ser MUITO mais gostosa que muita coisa gostosa que tem por aí ;)

ps: as fotos maravilhosas são da aline sene.


porções: 4 | tempo de preparo: 30 minutos

ingredientes:

  • 500g de lula fresca
  • 8-10 tomates super maduros – italiano ou holandês
  • 400g de pappardelle – ou outra massa de sua preferência
  • 1 cebola roxa pequena picada
  • 3 dentes de alho grandes picados
  • 1 xícara de folhas de manjericão
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • azeite
  • sal e pimenta

como faz: em uma panela grande coloque 3-4 litros de água para ferver. enquanto isso, prepare as lulas. remova a pele e o esqueleto que vem dentro. corte-as em anéis de 1cm e lave muito bem em água corrente, para remover qualquer resquício de areia. seque bem com papel toalha e tempere com sal e pimenta. reserve. aqueça uma frigideira grande ou panela com 2 colheres de sopa de azeite. coloque as lulas, em levas, de forma que haja espaço entre elas e não fiquem amontoadas (senão ela solta água e não sela). espere um minuto e meio (ela deve estar dourada) e vire. sele do outro lado por mais um minuto e meio e reserve. na mesma frigideira, diminua o fogo para médio e adicione a cebola e o alho. se for necessário, coloque um pouco mais de azeite. pique os tomates grosseiramente e adicione à frigideira, misture e deixe em fogo baixo/médio. nesse momento, coloque a massa na água fervente, junto com 2 colheres de sopa de sal. cozinhe a massa de acordo com as instruções do pacote. um minuto antes de a massa estar pronta, volte a lula para o molho, prove e corrija o tempero se necessário. coloque a massa no molho, misture e adicione 1-2 conchas da água do cozimento, até obter um molho sedoso. cuidado para não colocar muita água e deixar o molho aguado! finalize com bastante queijo e as folhas de manjericão. bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.