[todas as receitas], do mar, salada
escrever comentários

salada de salmão curado, lentilha vermelha e agrião

sabe aquelas receitas super fáceis que são simplesmente sensacionais? essa é uma delas. eu aprendi a curar o salmão numa aula de culinária nórdica que eu tive ano passado. esses dias eu comprei uma peça de salmão linda e super fresca, e resolvi fazer esse processo de cura para aproveitar o ingrediente em várias receitas. enquanto eu curava meu salmão, eu fiquei pensando como esses pescadores da idade média eram inventivos. mas não tinha geladeira, nem luz elétrica, nem isoporzinho com gelo, e muito menos comida congelada. então eles precisavam se virar mesmo pra conservar a comida que conseguiam. esse salmão curado se chama gravlax e é um prato tradicionalmente nórdico. grav vem de cavar, enterrar. lax significa salmão. inicialmente o peixe era coberto em sal e enterrado. essa conserva fazia que o peixe fermentasse um pouco, e toda a camada de sal desidrata a carne e tornar o ambiente pouco propício para o desenvolvimento de bactérias e fungos. e assim eles podiam consumir o produto por vários meses depois de pescado ou caçado. isso também te lembra aquele ditado “a necessidade faz o homem”?

salmao-curado-1
salmao-curado-2
salmao-curado-3

mas felizmente nós temos geladeira e luz elétrica, máquina fotográfica, internet e blog. assim fica mais fácil de você fazer um desse, sem precisar cavar buraco na areia. ;)

salmao-curado-5

eu moro sozinha, o que significa que às vezes eu preciso ser um pouco inventiva com a comida. nada de sobras, mas também não rola comer a mesma coisa a semana inteira. pra isso esse salmão funciona perfeitamente como ingrediente principal. no primeiro dia eu fiz essa salada deliciosa com lentilhas, agrião, queijo branco e cebola roxa. no segundo dia virou uma salada de massa com alcaparras e dill. no terceiro, virou um café da manhã dos campeões, no pão com ovo poche e molho hollandaise feito em casa. você também pode receber seus amigos com esse salmão e fazer uns quitutes fáceis e rápidos: uma fatia de pão preto e salmão com dill, cream cheese, cebola roxa, alcaparras, brotos diversos, salsa, rabanete, limão, pepino… ufa! a imaginação é o limite e você vai brilhar muito!


ingredientes: 

  • um pedaço de salmão de 500g-1kg (o meu tinha 750g)
  • 100g de sal grosso
  • 60g de açúcar
  • uma colher de sopa de vodca
  • uma colher de sopa de pimenta rosa
  • uma xícara de chá de dill bem picadinho

como faz: lave o salmão e seque com um papel toalha. coloque em uma travessa. em um pilão, misture bem e soque todos os outros ingredientes. cubra o salmão com a mistura, esfregue bem e faça uma cobertura homogênea. cubra com plástico filme e deixa na geladeira (idealmente) por 24 horas. retire da geladeira e enxague levemente. seque com papel toalha. coloque o salmão em uma tábua e com uma boa faca corte o salmão no sentido paralelo à tábua, em pequenas fatias. quanto mais fino você quiser fazer os cortes, melhor. você pode manter o salmão na geladeira por três dias.

para a salada (serve três pessoas)

  • 1/2 cebola roxa pequena
  • 100g de queijo branco da sua preferência
  • salmão curado
  • agrião
  • 1 xícara de lentilha vermelha
  • folhinhas de dill para acabamento
  • azeite e sal

como faz: encha uma panela pequena com 3/4 de água e coloque para ferver. enquanto isso, lave as lentilhas. quando a água ferver, adicione as lentilha e diminua para fogo baixo. cozinhe por 15 minutos ou até que os grãos fiquem cozidos. cuidado para não passar demais, senão você vai acabar fazendo uma sopa! escorra a lentilha e deixe esfriar. tempere a lentilha com azeite e sal e misture bem. monte a salada na seguinte ordem: lentilha, agrião, salmão. decore com fatias finas de cebola, o queijo em pedaços e umas folhinhas de dill.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.