[receitas] dos outros, [todas as receitas], do mar, sopa
comentários 4

sopa de salmão thai

minha amiga gabriela mora lááá na noruega, numa cidade super fofa chamada bergen. lá na noruega, muito diferente do que estamos habituados por aqui, as pessoas comem muito mais em casa. elas fazem sua própria comida, elas recebem os amigos, fazem seu próprio pão, fazem churrasco no verão, almoçam sanduíche aberto. mas comer fora é numa proporção muito menor do que fazemos por aqui, principalmente porque comer fora lá é bem caro (e também por eles gastam tudo em birita. brincadeira). outro dia a gabriela comentou que lá os peixes “disponíveis” são salmão, bacalhau, truta e ponto. parece que os outros peixes vão direto pra outros canais de venda, e os pequenos produtores/feirantes não têm tanta variedade. não é que nem aqui que a gente vai na feira e tem 587 tipos de peixe. então haja inspiração pra se virar com 3 opções, né? mas por outro lado, existem muitas variações desse mesmo tema. eu nunca tinha visto tanto salmão na vida! só pra ilustrar, as fotos de frutos do mar desse post foram tiradas no mercado de peixe que acontece no verão em bergen.

sopa-salmao-thai-6

na nossa conversa eu lembrei dessa receita de sopa de salmão thai que tinha visto no not without salt e estava há um tempo para testar. só precisava de um motivo, e a gabriela me deu um. se você já veio aqui antes deve saber que eu piro numa comida asiática (mas de preferência não muito apimentada). bem, eu quero deixar muito claro que nenhuma foto e nenhuma explicação poderia deixar claro de forma justa como essa sopa é maravilhosamente deliciosa. para o meu paladar, o sabor estava perfeito. eu poderia facilmente comer uma balde dessa sopa. o salmão macio, o caldo delicioso, a pele frita do salmão fazendo o lugar do crunch crunch no prato. eu arriscaria dizer: umami. se você nunca ouviu falar disso, vale tirar uns minutos do seu dia para fazer uma pesquisa no google. muito resumidamente, umami é o quinto sabor além do salgado, doce, azedo e amargo. quer dizer “sabor gostoso” em japonês. nessa receita o cogumelo, tomate, peixe e molho de peixe são ingrediente ricos em umami. a gente percebe esse sabor através do nossos receptores de glutamato. e também é por isso que a gente normalmente “adora” comidas industrializadas cheias de glutamatos adicionados para acionar o umami.

sopa-salmao-thai-5

fiz algumas adaptações por gosto/falta de ingredientes, mas a base é a mesma. com certeza esse entrou na lista dos meus pratos pra fazer sempre! eu certamente fico devendo mais umas idéias pra fazer com salmão. mas espero que essa arrebate o seu coração como fez com o meu :)


receita original aqui. 

ingredientes: 

  • 500g de filé de salmão cortados em cubinhos de aproximadamente 1,5cm – retire a pele e separe
  • um pedaço de gengibre de 5cm ralado
  • 4 dentes de alho picado
  • um tomate sem sementes picado
  • 200g de shitake fatiados
  • 500ml de leite de coco
  • 3 xícaras de chá de caldo de legumes
  • 1/4 de xícara de caldo de peixe (nam pla)
  • +-25 pedaços de 10cm de capim-limão
  • suco de um limão grande
  • coentro
  • 6 colheres de sopa de óleo de canola

como faz: em uma panela grande, coloque duas colheres de óleo e espere aquecer. adicione os cogumelos e espere até eles amolecerem. adicione o alho e o gengibre, misture e deixe por uns 5 minutos. adicione o tomate e o capim-limão, misture e deixe por mais dois minutos. adicione o caldo de legumes e o leite de coco e deixe em fogo baixo por 20 minutos. enquanto isso, aqueça uma frigideira com 4 colheres de sopa de óleo e, quando bem quente, coloque a pele do salmão em pedaços para fritar. frite dos dois lados, retire e deixe secar em um papel toalha. adicione o suco de limão à panela junto com o nam pla. misture, prove e ajuste algum tempero se necessário. você pode querer mais limão, sal, nam pla, fica por sua conta. quando o caldo estiver pronto, adicione o salmão e cozinhe por 2 minutos. retire do fogo e e retire o capim-limão.não deixe mais do que dois minutos no fogo, pois o salmão vai continuar cozinhando no calor do caldo. para servir, coloque umas folhinhas de coentro e um pedaço da pele por cima. bom apetite! ;)

 

4 comentários

  1. Que amor! <3
    Vou testar a receita essa semana e depois te conto como foi!
    Enquanto isso, olhando de novo as suas fotos do mercado de peixe, pode notar, tem lagosta, caranguejo, vieras, mexilhões, salmão de tudo que é jeito e muuuito camarão e caviar, mas não a mesma variedade de peixes.

    • vivian sier

      espero que você goste! depois me conta como ficou!
      enquanto isso eu aqui tenho 587 opções de peixe, mas não acho uma lagosta pra fazer um lobster roll, e vieira então… ehhehe
      <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.