[receitas] das minhas, [todas as receitas], do mar
escrever comentários

spaghetti, vieiras, limão e vinho branco

vamos falar de vícios. vícios em macarrão. e em frutos do mar. e em limão. e vinho! e em como isso tudo junto virou esse prato sensacional, com cara de chique, mas que é mais rápido do que molho de tomate. a primeira vez que eu comi vieira foi na primeira viagem que fiz à nova york, uma década atrás. minha mãe e eu fomos comer num lugar asiático super simples e eu pedi uma sopa de peixe. a sopa estava ótima e, além de peixe, havia essas bolinhas brancas com uma textura super diferente e sabor adorável. fui procurar no cardápio e descobri que estava comendo scallops! nós duas nunca tínhamos visto vieira na vida, e ficamos intrigadíssimas querendo saber o que era aquilo. mas que era muito bom, era. como a gente não tem muito hábito de consumir vieiras por aqui, eu fiquei anos sem comer, mas sempre namorando as receitas que via pela interwebs. ano passado eu comi novamente em bergen, no mercado de peixe, umas vieiras fresquíssimas feitas na chapa na hora. de chorar no cantinho.

spaghetti-vieira-limao-2

esse prato surgiu de uma pequena “dívida” que eu tinha, que seria paga em vieiras. sim, por aqui a gente tem essa relação com comida. pagamos dívida, subornamos, usamos como desculpa para passar dias e noites juntos falando besteira e enchendo a cara de vinho. é assim que é. :)  fui nos meus registros de receitas com vieiras e acabei por fazer a minha própria receita. porque um prato tão especial merece muitos elementos especiais junto, e foi assim: vieira, macarrão, limão, vinho, queijo, manteiga. não tem como não amar!

pode não ser tão fácil achar vieiras frescas, mas você acha congelada em alguns mercados/mercados municipais/mercados de peixe. inclusive essas da receitas eram congeladas, mas dentro da concha. se você for usar as congeladas, basta deixar elas descongelando na geladeira de um dia pro outro. e você ainda pode guardar as conchas para servir uma casquinha de siri ou outro prato com frutos do mar ;)

spaghetti-vieira-limao-3

ingredientes – serve 4 pessoas

  • 500g de spaghetti
  • 20 vieiras médias sem coral
  • 150g de manteiga sem sal
  • 100g de queijo parmesão ralado + para servir
  • raspas e suco de 1 limão siciliano grande e suculento. caso o seu esteja pequeno, use dois.
  • 2 colheres de sopa de alcaparras
  • 4 dentes de alho
  • 200ml de vinho branco
  • 1 xícara de cebolinha picada
  • sal e pimenta
  • folhas de beterraba para enfeitar – opcional

como faz: encha uma panela grande com 3/4 de água e coloque para ferver. enquanto isso, pique os dentes de alho e lave as vieiras em água corrente. seque levemente com papel toalha. tempere as vieiras com sal e reserve. quando a água ferver coloque a massa, com 2-3 colheres de sopa de sal. em uma frigideira antiaderente média/grande, derreta 50g de manteiga. adicione o alho e refogue por 3-4 minutos. na mesma frigideira, com fogo alto, adicione algumas vieiras por vez, e frite de cada lado por um minuto. retire da frigideira e reserve. adicione o resto da manteiga, as alcaparras e o suco do limão. adicione o vinho, misture bem e espere reduzir. com a ajuda de um pegador de massa, retire a massa da água e coloque direto na frigideira. misture tudo, adicione o parmesão ralado e corrija o tempero se necessário. para servir, decore com a cebolinha, folhas de beterraba e as raspas de limão. :)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.