[receitas] das minhas, [todas as receitas], pra adoçar
comentários 4

biscoito de gengibre – gingerbread

então é isso. o natal tá aí batendo na porta, e as minhas mini férias acabaram. hora de pensar na ceia, na mesa, no vinho. hora de pensar as metas de 2015, de escrever num papelzinho o que você quer no próximo ano. eu pensei muito sobre posts natalinos ou não natalinos, sobre dicas natalinas, sobre rabanadas e perus e afins. a ceia na minha casa não é muito tradicional, não. então nem vale eu te dar receitas tradicionais natalinas, né? eu já sei que vamos ter pernil e ainda estou decidindo os acompanhamentos. mas a minha colaboração pro seu natal esse ano vai ser mesmo essa receita deliciosa de biscoito e a sugestão do sal aromatizado para você presentear. talvez ainda volte aqui com uma rabanada, quem sabe! eu tirei mini férias e levei um tupperware cheio de biscoitos de gengibre. tudo bem que pareciam mais monstrinhos de gengibre, coitados! preciso rever urgentemente minhas habilidades de confeitar para a próxima fornada de biscoitos. ;)

biscoito-gegibre-gingerbread-1

eu lembro até hoje da primeira vez que comi esses biscoitos, há quase 15 anos atrás. e sabe o que foi mais legal? que eu dei os biscoitos (por coincidência) pras mesmas pessoas que me apresentaram a ele. viu como a comida que a gente faz e come gera lembranças que carregamos pra vida?

biscoito-gegibre-gingerbread-2

no dia que eu fiz esses biscoitos estava um calor do demônio no rio de janeiro, e abrir a massa teve que ser bem rapidinho, antes que tudo se desmanchasse. se você vai fazer e estiver muito calor, deixe a massa no congelador até ficar beeem durinha antes de abrir.

biscoito-gegibre-gingerbread-5

ingredientes: 

  • 350g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de bicarbonato
  • 2 colheres de sopa de gengibre em pó
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 125g de manteiga sem sal
  • 175g de açúcar mascavo
  • 1 ovo
  • 4 colheres de sopa de maple syrup (ou mel)
  • 1 clara + açúcar de confeiteiro para o glacê
biscoito-gegibre-gingerbread-3

como faz: em um processador, coloque a farinha, o bicarbonato, gengibre e canela. processe. adicione a manteiga gelada em cubos e processe até que vire uma farinha. adicione o açúcar. em um bowl, misture o ovo com o maple syrup. adicione no processador e misture tudo até que vire uma massa. retire do processador, sove rapidamente até a mistura ficar homogênea. embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por no mínimo 1h. pré-aqueça o forno à temperatura de 180ºc. retire a massa da geladeira. prepare uma superfície limpa e lisa com papel manteiga ou com farinha. abra a massa até que fica com 0,5cm de espessura. use as forminhas para moldar a massa e coloque em uma assadeira coberta com papel manteiga ou untada com manteiga e farinha. deixe um espaço de 2cm entre os biscoitos. leve ao forno por 12-15 minutos ou até que estejam dourados. retire do forno e espere esfriar.
para fazer o glacê: bata a clara rapidamente. adicione aos poucos o açúcar, até que forme uma massa grossa. a proporção é 1 clara para 170g de açúcar. se você for usar cores diferentes, separe o glacê em potes separados e adicione o corante em cada um. para confeitar use um saco de confeiteiro e a ajuda de um palitinho. espere o glacê secar antes de servir e pronto!

4 comentários

    • admin sier

      consegue sim, gabriela! é só usar um fouet para misturar os secos. para misturar a manteiga use a ponta dos dedos. e depois use as mãos para finalizar a massa :) boa sorte!

  1. Pingback: O custo doméstica: DIY | Sail on silver girl

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.