[receitas] das minhas, [receitas] dos outros, [todas as receitas], pra adoçar
comentários 4

bolo de banana com doce de leite e flor de sal

bolo-banana-docedeleite-sal-1

acordei com uma vontade enorme de comer bolo. bolo caseiro. de banana. um bolinho fofinho, um pedacinho, só pra matar a vontade. lembrei que essa semana mesmo eu tinha guardado uma receita de bolo de banana pra testar, lá do hummingbird high. fui fuçando o site pra ver se tinha opções, no que eu me deparo com essa receita de bolo de banana com doce de leite. lembrei do doce de leite que trouxe das férias do uruguai, que compramos de uma senhorinha no meio da estrada e era maravilhoso (e provavelmente acabaria mofando na geladeira). fui ver a lista de ingredientes do que eu tinha em casa, e digamos que faltavam algumas coisas. a chuva caía (não pára de chover há 6 dias!) e a minha preguiça de ir ao mercado comprar um saco de farinha falou mais alto. mas eu queria *muito* o bolinho. resolvi adaptar, um pouco esperançosa que tudo ia dar certo, mas com medinho porque vocês sabem que confeitaria é uma ciência muito exata.

bolo-banana-docedeleite-sal-5
bolo-banana-docedeleite-sal-3

a chuva continuava caindo e minha casa foi tomada por um cheiro de bolo simplesmente maravilhoso. a casa estava meio escura, o tempo refrescou e tudo estava muito propício pra produção de gostosuras. esperei pacientemente os 65 minutos, olhando pela portinha do forno querendo me certificar que estava tudo correndo bem do lado de dentro. antes de começar o bolo fiz meu primeiro instagram stories, coisa que não tinha feito antes por pura vergonha heheheh mas agora já fiz 3 e a vergonha já passou. me segue lá no instagram que eu vou dando notícias :)

tirei o bolito do forno, esperei mais 15 minutos para esfriar e desenformar. tava lindo. cobri com doce de leite e flor de sal. comi dois pedacinhos e fui ao céu. gente, que bolo fofinho e molhado e super saboroso! que combinação fantástica com a calda e o salgadinho no final. eu tava só postando receitas veranescas e tal, mas vamos abrir um espaço pra esse bolo. você merece. :)

* receita adaptada do bolo de banana com doce de leite do blog hummingbird high

bolo-banana-docedeleite-sal-7

porções: +- 14 fatias | tempo de preparo: 2h

ingredientes para o bolo: 

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 2 xícaras de açúcar
  • 200g de manteiga sem sal
  • 5 bananas médias bem maduras (isso é bem importante!) > +- 1 e 1/2 xícara
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 2 ovos
  • 1 xícara de leite + 1 limão para o buttermilk

ingredientes para a calda: 

  • 2-3 colheres de sopa de leite integral
  • 250g de doce de leite cremoso
  • flor de sal a gosto

como faz: pré-aqueça o forno a 180ºc. para preparar o buttermilk, junte o suco do limão com o leite, misture e reserve. amasse bem as bananas e reserve. unte e enfarinhe uma forma de bolo com um furo no meio de aproximadamente 24cm de diâmetro. em um bowl, misture os ingredientes secos: farinha, sal e bicarbonato de sódio. em outro bowl (pode ser o da batedeira caso você use uma batedeira orbital), coloque a manteiga e bata em velocidade média até que fique macia e esbranquiçada. adicione as duas xícaras de açúcar e continue batendo, em velocidade média-alta, por 5 minutos. diminua a velocidade para baixa. adicione um ovo, bata até que esteja homogêneo e depois adicione o outro, até que fique homogêneo também. adicione a colher de essência de baunilha e as bananas amassadas. assim que as bananas estiverem incorporadas à massa, adicione metade dos ingredientes secos. bata até incorporar tudo, adicione o buttermilk e o resto dos ingredientes secos. bata até tudo estar homogêneo e não mais do que isso. transfira a massa para a forma preparada, dê uma batidinha na forma para a massa assentar e leve ao forno por 65-75 minutos. faça o teste do palitinho. o meu ficou exatamente 65 minutos.

enquanto o bolo assa, prepare o doce de leite. leve o doce de leite e o leite para aquecer em banho maria. misture bem até que esteja bem homogêneo.

retire o bolo do forno e deixe esfriar por 15 minutos. desenforme, cubra com o doce de leite e depois polvilhe flor de sal a gosto. agora basta servir e se deliciar :)

4 comentários

  1. Jenoefa sier

    O Bolo ficou lindo!! Parece gostoso, deu vontade de comer…..
    Só uma obs. : Quanto de manteiga??? Bjs.

    • vivian sier

      jenoefa, obrigada pela observação! :) esse bolo é uma delícia mesmo! beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.