[todas as receitas], pra adoçar
escrever comentários

bolo de chocolate com buttercream, calda de chocolate e pistache

o pessoal do blog sonar me deu uma missão: um post de páscoa. claro, lógico, que a primeira coisa me eu pensei foi: CHOCOLATE. bem, missão dada é missão cumprida. resolvi fazer um bolo beeem chocolatudo, daqueles pra ninguém resistir mesmo. e o resultado foi esse: um bolo fuge de chocolate duplo, com recheio e cobertura de buttercream de chocolate, calda de chocolate e pistache picado. mil vezes yummy yummy. confesso que o bolo ficou tão lindo que deu até dó de cortar, mas depois de cortado ele foi devidamente devorado :)

bolo-chocolate-2

sim, esse bolo dá um trabalhinho para ficar pronto, já que são várias etapas. mas eu prometo que vale a pena o esforço. o resultado é simplesmente sensacional. o post original você pode ver aqui e a receita você encontra aqui embaixo. bora se planejar e lançar esse bolo sensacional no almoço de páscoa! ;)

ah, receita original do livro what katie ate da minha ídola master katie quinn davies. :)

bolo-chocolate-3

Ingredientes para o bolo:

  • 6 ovos caipiras
  • 220g de açúcar
  • 200g de de chocolate amargo
  • 75g de farinha de trigo peneirada
  • 5 colheres de sopa de cacau em pó peneirado

Ingredientes para a cobertura:

  • 300g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 155g de açúcar de confeiteiro
  • 170g de chocolate amargo
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha

Ingredientes para a calda:

  • 100g de chocolate amargo
  • 25g de manteiga sem sal

Para finalizar:

  • 50g de pistache picado

Preparo: Pré-aqueca o forno a 180ºc. Unte duas formas redondas de aproximadamente 20cm de diâmetro e polvilhe com farinha. Na batedeira, bata os ovos e o açúcar por 5 minutos em velocidade média, até a mistura ficar clara e espessa. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho maria em um recipiente à prova de calor que não encoste na água fervente. Com a ajuda de uma espátula, misture a farinha e o chocolate em pó na mistura de manteiga/ovos. Adicione o chocolate e incorpore delicamente. Divida a mistura nas duas formas e leve ao forno por 20 minutos ou até que o palitinho saia limpo. Retire do forno e espere esfriar para desenformar.

Enquanto isso, prepare a cobertura. Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga com o açúcar de confeiteiro até que fique cremoso e homogêneo. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho maria em um recipiente à prova de calor que não encoste na água fervente. Depois de derretido, adicione a essência de baunilha e misture. O chocolate vai mudar de textura, mas não se preocupe. Adicione o chocolate à mistura açúcar/manteiga e continue batendo até que fiquei homogêneo e cremoso.

Para a calda, derreta o chocolate com a manteiga em banho maria e reserve.

Para montar o bolo: coloque um bolo no prato onde será servido. Com a ajuda de uma espátula (ou com a parte lisa de uma faca), distribua algumas colheradas da cobertura por cima do bolo, sempre levando em direção das bordas. Coloque o outro bolo por cima. Cubra com a cobertura e, com a espátula, espalhe o creme das bordas para as laterais cuidadosamente. Com uma colher cubra o bolo com a calda, sempre levando mais para as bordas, para que ela desça pelas laterais do bolo. Polvilhe com o pistache picado e pronto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.