[receitas] das minhas, [todas as receitas], pra adoçar
escrever comentários

bolo mesclado de chocolate com creamcheese

esse bolo demorou para chegar aqui, para virar post, para eu ter certeza que ele estava pronto para ser público. na primeira tentativa, o bolo queimou. eu ainda consegui raspar uma colher para provar, mas foi tudo pro lixo. ok, acontece. bolos queimam, receitas desandam, e assim vamos aprendendo. fui para a segunda tentativa, que foi bem mais feliz. mas quando eu fui tirar o bolo da geladeira vi que ele tinha rachado. eu ainda não tinha certeza, os sabores não estavam equilibrados e as texturas não estavam 100%. comi, fotografei, distribui e fiquei dias pensando em postar x não postar, porque quem comeu amou e pediu a receita. ao longo do processo decisório, eu esbarrei com esse cartão, que praticamente gritou na minha cara: prefira o feito no lugar do perfeito.

bolo-mesclado-chocolate-creamcheese-6

mas nem tudo é tão simples assim. principalmente quando seu nível de exigência é um pouco alto, e você preza profundamente pela qualidade das suas receitas e pela felicidade dos seus leitores. então eu encarei uma terceira tentativa, alterando o método e algumas quantidades. então tudo mudou, e eu cheguei onde eu queria. na textura, na mistura, no equilíbrio. agora sim, essa receita estava pronta para ser pública e pra ser testada na sua cozinha.

bolo-mesclado-chocolate-creamcheese-5

mas isso me levou a pensar na questão anterior. feito ou perfeito? não adianta eu vir aqui, dentro da proposta do blog, e te dar uma receita que eu não confio 100%. e por outro lado é muito frustrante a gente ter que ser perfeito o tempo todo, simplesmente porque isso não existe. aquele bolo rachado ao meio extremamente delicioso teve poucas horas de vida porque foi devorado. mas eu não quero que você tenha o descontentamento do bolo rachado. e fiquei aqui queimando minha mufa e pensando em como isso influencia a minha relação com o que eu produzo. então eu fico com o perfeito que você também consegue fazer, com o perfeito praquele momento, com o perfeito dentro da minha capacidade. e aí, quem sabe se eu der sorte, também vai ser (per)feito por você. :)

ah, um ps bem importante: o bolo de chocolate é sem farinha.  

apenas a título de curiosidade, a foto abaixo é da primeira versão do bolo.

bolo-mesclado-chocolate-creamcheese

ingredientes – para o bolo:

  • 130g de chocolate meio amargo
  • 100g de manteiga sem sal
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de açúcar
  • uma colher de sopa de vinagre de maçã
  • 1/2 xícara de chocolate em pó
  • uma pitada de sal

para o creamcheese:

  • 300g de creamcheese
  • 1 ovo
  • 1/2 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 xícara de açúcar

como faz: pré-aqueça o forno a 180ºc. em uma panelinha em banho-maria, derreta o chocolate e a manteiga. tire do fogo e deixe esfriar. enquanto isso, coloque o creamcheese em um bowl e com um fouet misture bem até que fique cremoso. adicione os açúcar, o ovo, a essência de baunilha e misture bem até que consiga uma massa homogênea e reserve. separe a clara dos 3 ovos do bolo e bata até o ponto de neve. ao chocolate já em temperatura ambiente adicione o sal, o açúcar o vinagre e misture bem. adicione as 3 gemas, uma por vez, misturando entre cada uma. adicione o chocolate em pó peneirado e misture até ficar uma massa bem lisinha. à mistura do chocolate adicione a clara em neve e misture delicadamente, de baixo para cima, até obter uma massa homogênea. unte uma forma com manteiga e farinha. adicione primeiro a massa do bolo. por cima, coloque o creamcheese. com a ajuda de uma colher ou uma faca, faça movimentos aleatórios na massa para que as duas se misturem. atenção: se você misturar demais a massa vai virar uma só. a graça é ter pedaços de creamcheese e pedaços de bolo separados. leve ao forno por 45 minutos. retire do forno e deixe esfriar – a massa vai baixa bastante, é assim mesmo. leve à geladeira por 2-3 horas antes de servir.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.