[receitas] dos outros, [todas as receitas], pra adoçar
comentários

katie’s friands

se você prestar atenção, aqui do lado, mais pra baixo, tem uma listinha de links. sites que eu adoro, que não canso de ver. um deles é o what katie ate. a katie, veja só, é designer, e lá pelos seus 30 anos descobriu a paixão pela fotografia e pela culinária. juntou tudo e hoje vive de suas paixões. inspirador, né?

há poucas semanas o livro quando katie cozinha foi lançado no brasil e eu já adquiri um exemplar. lindo, as fotos são de morrer e babar e dar fome. resolvi fazer uma das receitas logo logo, e a escolhida foi a de raspberry friands (clica aqui pra ver a original no site da katie). fui dar uma xeretada no google e descobri que friands quer dizer “pequenos bolinhos franceses, normalmente feitos com claras de ovo e farinha de amêndoa. são primos do financier”. nhóim.

adaptei um pouquinho (só um bocadinho, juro!) porque não queria fazer 18 bolinhos como na receita original e porque ao invés das framboesas usei morangos. ou seja, metade da receita original e morangos fresquinhos e docinhos. vamos lá!

Image


ingredientes: 

  • 5 claras de ovos
  • 150g de manteiga sem sal derretida
  • 1/2 + 1/4 de xícara de chá de farinha de amêndoa* (90g)
  • 1 + 1/4  de xícara chá de açúcar (185g)
  • 1/6 de xícara de chá de (50g) de farinha, peneirada
  • 200g de morangos picados

como faz: pré-aqueça o forno. unte as formas que irá usar. numa tigela, bata um pouco as claras. adicione os outros ingredientes, menos os morangos. coloque a mistura nas forminhas. usei usei as de cupcake, mas você pode usar outra se quiser. coloque por cima os morangos picados e leve ao forno médio por 30 minutos ou até a parte de cima ficar douradinha. faça o teste do palitinho pra saber se já estão prontos. tire do forno, polvilhe com um pouco de açúcar e sirva.

* você pode achar a farinha de amêndoa em lojas tipo casas pedro. outra opção é comprar a amêndoa inteira e passar no processador até virar farinha.

Image

1 comentários

  1. Pingback: francinha cooks xmas :) | francinha cooks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.