[receitas] das minhas, [todas as receitas], pra adoçar
comentários 2

muffin de banana com semente de papoula e topping de amêndoas

eu sei que eu dei uma sumida, mas o importante é que estamos de volta, certo? eu fiquei com o coração apertado por ter deixado de aparecer aqui esses meses, mas eu fiquei chafurdada em caixas de mudança mais tempo do que eu imaginava. e tudo que eu queria era que alguém cozinhasse pra mim, e não ter que me pensar em mais nada. sabe aqueles dias que você só quer uma comida quentinha e um silêncio? foram muitos desses por aqui.

muffin-banana-papoula-3
muffin-banana-papoula-5

mas enfim. mudança feita, 38 caixas abertas, móveis no lugar, vitrola funcionando, casa nova, uma vida nova pela frente, em uma cidade nova! e muito importante: uma cozinha nova! :) ainda estou me acostumando, ainda estamos nos entendendo e logo estaremos 100% em forma e produzindo todas as receitas que estão na lista de espera. e pra comemorar a volta depois desse breve hiato, eu queria muito uma receita daquelas que a gente adora. abracinho em forma de comida. comida com memória afetiva, que a gente divide com os amigos, que a gente faz quando quer agradar alguém ou só quando quer um café da tarde mais felizinho. e vocês já sabem que eu sou super fã de muffin, então a escolha foi essa, mas com um charminho a mais com esse topping de amêndoas (e farinha de amêndoas na massa também!). estão tão deliciosos quanto parecem, e em meia hora ficam prontos.

muffin-banana-papoula-4

nesse pouco tempo em são paulo já deu para dar umas voltinhas e ficar bem maluca com as opções de mercado daqui. zona cerealista, mercado municipal, mercado de pinheiros, a feira de rua gigante, o supermercado de rede que vende 587 cortes de porco fresco… eu sei que isso pode parecer bem estranho, porque afinal eu não vim do interior nem nada, mas isso aqui é o paraíso em forma de mercado. e faz o rio de janeiro parecer uma cidade (cara) de interior. desculpa, rio, eu te amo mas é a mais pura verdade. semente de papoula no rio ninguém sabe, ninguém nunca viu, e se perguntar dizem que é proibido vender (não é, mais infos aqui). eu acreditava naquilo piamente, a que eu tenho em casa eu pedi pra comprarem fora. até o dia que aqui fui no mercado e tinha um granel à venda. “moço, isso é semente de papoula?”. “é sim”. “aahhnnn…”. e eu com cara de jeca tatu que nunca viu semente de papoula na vida – ou achava que o homem tava traficando a parada. mas chega de conversa, receita moleza doçura rapidex abaixo :)

muffin-banana-papoula-2

porções: 12 muffins | tempo de preparo: 45 minutos

ingredientes: 

muffin: 

  • 1/3 de xícara de leite integral
  • 6 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida em temperatura ambiente
  • 1 ovo e 1 gema de ovo
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de farinha de amêndoa
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de semente de papoula
  • 2 bananas maduras
  • uma pitada de sal

topping: 

  • 50g de manteiga sem sal gelada em cubos
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de farinha de amêndoas

como faz: pré-aqueça o forno em temperatura alta. em um recipiente, misture os secos: farinha de trigo, farinha de amêndoa, açúcar, fermento, sal, semente de papoula. em outro recipiente, misture a manteiga, o ovo e o leite. amasse as bananas. junte as duas misturas, adicione a banana e misture bem. em um processador, coloque os ingredientes do topping e bata rapidamente, apenas para misturar todo mundo. se você bater demais a manteiga vai derreter e vai virar uma pasta. em uma forma para 12 muffins, untada e com farinha de trigo, coloque a massa. depois coloque o topping por cima e leve ao forno médio por 20-25 minutos. retire quando  estiverem dourados ou o palitinho sair limpo!

2 comentários

  1. Finalmente! Já tava ficando enjoada das mesmas receitas de doce!!
    Mentira! semana que vem vou tentar a receita do mousse.
    adorei vc de volta.

    • vivian sier

      essa fez sucesso! :)
      a de mousse você faz com um pé nas costas!
      <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.