[receitas] das minhas, [todas as receitas]
escrever comentários

purê de batata baroa com cogumelos e bacon

batatabaroa-cogumelo-bacon-2

quando eu comprei o porco pro pulled pork, eu também levei para casa um lindo pedaço de bacon defumado. bacon não é dos ingredientes mais assíduos da minha cozinha, mas quem resiste a um belo pedaço de bacon? aliás, há algumas semanas eu tive a oportunidade de ir ao vito, restaurante do andré mifano em são paulo. foi tudo simplesmente perfeito, do pãozinho da entrada à sobremesa. comi um ravioli de joelho de porco que estava sensacional. e aí teve a sobremesa, que normalmente eu dispenso, mas dessa vez a sobremesa sugerida era bolo de chocolate com bacon! isso mesmo. fechando com chave de ouro, um bolo de chololate fofinho, molhadinho, com uma casquinha por cima e uns pedacinhos de bacon dentro. sensacional. e pra completar uns dias depois eu me deparei com essa receita de bolo de chocolate com recheio de cream cheese e bacon por cima. chega a ser indecente!!! foi pra minha lista de coisas a testar :)

mas voltando ao assunto do post. depois dessas receitas doces eu fique com uma vontade danada de mais bacon, mas queria uma comida conforto, daquelas bem comida em forma de abracinho, e deu nisso. essa é uma daquelas vezes que todos os ingredientes casam perfeitamente. eles são lindos juntos, mas você consegue sentir cada sabor separadamente, cada um com uma textura diferente. oh, dear. e pensar que durante (muitos) anos da minha vida eu não comi batata baroa.

batatabaroa-cogumelo-bacon-3

essa quantidade serve 3 pessoas como acompanhamento. mas é claro que você pode preparar um desses e comer de colher servir de prato principal ;)


ingredientes – para o purê:

  • 500g de batata baroa
  • 50g de manteiga sem sal
  • 1 xícara de chá de leite integral
  • noz-moscada
  • sal

para o cogumelo + bacon:

  • 50g de cogumelo seco (ou uns 200g de cogumelo fresco, se você preferir)
  • 100g de bacon
  • 1 cebola roxa pequena
  • 100ml de vinho branco
  • um punhado de salsa picada
  • sal e pimenta
batatabaroa-cogumelo-bacon-1

como faz: descasque as batatas e coloque para cozinhar em água fervente. se estiver usando cogumelos secos, coloque-os em uma recipiente com água filtrada para hidratar. corte o bacon em cubinhos e a cebola em fatias finas. em uma frigideira antiaderente, frite o bacon e depois reserve. na mesma panela, coloque a cebola e refogue por 5 minutos. escorra os cogumelos, esprema com um paninho para retirar todo excesso de água e adicione à panela com a cebola. adicione o vinho, misture tudo e deixe em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. para fazer o purê, escorra as batatas e passe pelo espremedor, voltando para a panela. adicione o leite e a manteiga e misture bem. tempere com sal e noz-moscada. misture os cogumelos com o bacon e a salsa. para servir, coloque o purê de batata baroa e acomode por cima os cogumelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.