[receitas] das minhas, [todas as receitas], do mar, pra começar
comentários 2

atum selado com missô

amados, em primeiro lugar, feliz ano novo! abrindo o ano com o pé direito, temos essa receita de atum selado no missô que virou a queridinha aqui de casa! essa é a primeira receita do ano, e que ele seja de muitas comidas, quitutes, festas e abraços. :)

atum-selado-marinado-2

bem, pra vocês não é novidade nenhuma que eu adoro um peixinho, ou praticamente qualquer coisa que venha do mar. no final do ano eu passei uma semana no uruguay, terra da parilla, com quilômetros e quilômetros de fazendinhas lindas e cheias de vaquinhas que provavelmente vão parar no nosso prato. eu já tinha falado em algum lugar que reduzi bastante meu consumo de carne bovina (o frango já foi limado há mais de dez anos por aqui). mas estando no uruguay, era quase impossível não pedir um belo pedaço de carne, né? e assim foi, em restaurantes super conhecidos pela sua carne. pra começar eu não pedi nenhuma porção sozinha, acho impossível nos dias de hoje comer um pedaço de carne daquele tamanho, então dividi todos com meu namorado. e sendo muito sincera, nenhuma me emocionou de verdade. era carne, nhé. não estou dizendo pra você parar de comer carne, mas provalmente vai ser uma categoria de receitas aparecendo cada vez menos por aqui. mas os peixinhos, ah, os peixinhos… :) os peixinhos foram o ponto alto da viagem, principalmente os que fizemos em casa, direto na churrasqueira. teve mini polvo, camarões e uma corvina enorme recheada. um pedacinho do céu. e se você não segue a gente ainda no instagram, corre lá pra ver as fotos.

atum-selado-marinado-3

essa receita de atum selado no missô é pra rememorar as férias, celebrar o verão e ter uma opção na manga bem rapinha de fazer. mas cuidado, que comer um potinho só é quase impossível.


porções: 2-3 | tempo de preparo: 30 minutos

ingredientes: 

  • um pedaço de 400-500g de atum muito fresco, com aproximadamente 2cm de altura
  • 2 colheres de sopa de missô
  • 4 colheres de sopa de shoyu
  • 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
  • 1 colher de sopa de pasta de tamarindo (opcional)
  • 2 colheres de sopa de gergelim preto ou branco
  • cebolinha e salsa para finalizar
  • suco de 1 limão siciliano ou tahiti ou cravo

como faz: em um pote, misture todos os ingredientes da marinada. coloque o atum dentro da mistura e leve à geladeira por 15-30 minutos. retire da geladeira e aqueça uma frigideira com duas colheres de sopa de azeite em fogo médio. coloque o gergelim em um pratinho e passe todos os lados do atum, de forma que fique bem cobertinho. leve o atum à frigideira e sele rapidamente dos dois lados, por volta de 1-2 minutos cada um. para saber a hora de virar, observe a lateral do peixe. quando a cocção chegar ao meio da altura, é hora de virar. retire da frigideira e corte um cubos de 1,5cm. coloque em um potinho para servir e salpique cebolinha e salsa picadas para finalizar.

2 comentários

  1. Carla sier

    Vivian, posso usar outro peixinho? Não sou fã de atum. No japonês, fico no salmao… uma luz, please! Bjo

    • vivian sier

      carla, pode usar o salmão mesmo! o melhor é o fresco, que é mais saboroso. vai com tudo que vai dar certo! ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.