arroz de camarão

arroz de camarão

ano passado, quando comecei a planejar as receitas do livro férias de verão – lembranças, ideias e comidas para lamber os dedos, tinha certeza que essa receita de arroz de camarão estaria lá. pensei, ponderei e achei que talvez fosse o caso de guardar essa receita pra cá, onde todos pudessem acessar!

a história do arroz de camarão começou há muitos anos, quando eu morava no rio de janeiro. quase toda sexta-feira eu ia com meus pais à majórica, uma churrascaria super tradicional de lá. as nossas escolhas eram sempre as mesmas: caipirinha, chopp, linguiça, creme de espinafre, farofa. até que entramos na fase do arroz de camarão, fase esta que durou anos, já que era quase irresistível pedir sempre a mesma coisa. um arroz molhadinho, com camarões perfeitos, farto, cremoso.

quando fui morar sozinha comecei minha busca pela receita própria do arroz de camarão. primeiro tentei a técnica da minha mãe. um refogado, um arroz, juntos somente quando prontos. camarão no fim, fogo alto, tá pronto. fiz muitas versões, muitos testes, até chegar nessa versão. que virou a minha receita oficial!

arroz de camarão

ela demora um pouquinho a mais para ficar pronta, porque eu começo fazendo o caldo de camarão. mas você pode usar um caldo de legumes já pronto, claro. eu uso um alho-poró, as folhas vão para o caldo e o talo para o arroz. porém, caso você não tenha alho-poró, vale fazer o caldo apenas com as cascas de camarão. vai ficar tão gostoso quanto! para isso, basta tostar bem a casca/cabeça do camarão na panela. depois coloque as folhas do alho-poró, cubra com alho e deixe em fogo mínimo por 30 minutos e está pronto!

esse arroz de camarão funciona tão bem porque tudo vai em uma só panela, criando várias camadas de sabor: primeiro o camarão, que já deixa o fundo queimadinho. vinho, temperos, muita cebola e alho. o caldo de camarão fresquinho. e o arroz cozinhando nessa bagunça toda. se isso não é um sucesso, não sei o que seria. já pode juntar a turma, bom apetite!

porções: 4

tempo de preparo: 1h

ingredientes:

• 600g de camarão limpo – com a casca separada
• 1 cebola grande
• 5 dentes de alho grandes
• 4-5 tomates italianos super ultra mega maduros
• 1 alho-poró
• 3 folhas de louro
• 1 xícara de arroz
• 1 xícara de vinho branco
• 1/2 xícara de parmesão ralado
• 1 maço pequeno de coentro e cebolinha
• 750ml-1l de caldo de camarão (veja acima) ou de legumes
• azeite
• sal

modo de preparo:

aqueça uma panela média e coloque as cascas/cabeças do camarão. mexa de vez em quando, até tudo estar tostado e sequinho. adicione as folhas de alho-poró e então cubra com água. deixe em fogo mínimo por 30 minutos e então desligue o fogo.

lave e limpe bem os camarões, seque bem com papel toalha e tempere com sal. em uma frigideira ou panela grande, aqueça 2 colheres de sopa de azeite. quando estiver bem quente, adicione o camarão em levas. eles precisam de espaço entre sim, para que dourem (senão vão soltar água e cozinhar). deixe por 1-2 minutos, até estarem rosados apenas. vire e repita. retire e reserve.

pique a cebola, o alho, corte o alho-poró em fatias. na mesma frigideira, em fogo baixo, adicione mais 2 colheres de sopa de azeite. coloque então a cebola, alho, alho-poró e tempere com sal. mexa e deixe por 5 minutos. enquanto isso, pique os tomates. adicione então os tomates, o arroz, o louro. tempere com sal e refogue por mais 3 minutos. adicione o vinho branco, misture. adicione então 3 xícaras do caldo, mais uma pitada de sal, mexa e tampe a panela. deixe em fogo médio até o arroz cozinhar, cerca de 10-12 minutos. caso tenha secado muito, adicione mais um xícara de caldo. aqui queremos um arroz bem cremoso.

prove e corrija o sal. adicione então o queijo, coentro/cebolinha picados e os camarões. mexa tudo, tampe a panela. espere 2-3 minutos e sirva a seguir.

Vivian França

oi, meu nome é vivian - mas pode chamar de francinha. esse espaço é uma celebração da comida. chega mais, fica à vontade e divirta-se ;)

assine nossa newsletter

categorias

O francinha cooks usa cookies para uma experiência personalizada. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.