nhoque de ricota

nhoque de ricota

que eu amo massa não é segredo para ninguém. inclusive, poderia facilmente comer macarrão todos os dias da minha vida. essa receita de nhoque de ricota entrou em casa ano passado, quando comprei o livro menu para a semana, do site food52.

nhoque de ricota

há bastante tempo eu acompanho o site, uma excelente fonte de informação para quem gosta de cozinhar. além de fornecer receitas excelentes, o conteúdo de dicas, ideias e fundamentos é sempre muito bem elaborado!

por isso não tivemos dúvidas quando vi esse livro na versão em português. ele sempre está por perto e serve de inspiração tanto para os meus cardápios semanais quanto para os meus conteúdos sobre planejamento alimentar!

nhoque de ricota
nhoque de ricota
nhoque de ricota
nhoque de ricota
nhoque de ricota
nhoque de ricota

mas voltando ao nhoque, vamos lá! além dessa receita de nhoque de ricota ser super fácil, é super levinha, pois a ricota substitui as batatas. você pode ainda congelar as bolinhas e depois levá-las direto à água fervente. então pode ser uma boa duplicar a receita e ter mais uma porção para depois!

minha sugestão é que você sirva esse nhoque de ricota com um molho simples de sálvia, limão siciliano e manteiga. e sempre muito parmesão! mas com certeza ele também fica incrível com nosso querido molho de tomate rápido ou outro de sua preferência! bom apetite!

*todas as fotos desse post foram feitas em parceria com a fotógrafa aline sene.


porções: 4 | tempo de preparo: 1h

ingredientes:

  • 450g de ricota fresca de boa qualidade
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de azeite extravirgem
  • 1/2 bolinha de noz-moscada ralada na hora
  • 2 xícaras de farinha de trigo, mais um pouco para abrir a massa
  • 1 colher de chá de sal e pimenta a gosto

para o molho:

  • 1 maço de sálvia pequeno
  • 1 limão siciliano
  • 50g de manteiga sem sal

 

como faz: em uma tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem, até a massa ficar homogênea. prove e corrija o sal/pimenta se necessário. você pode fazer esse processo na batedeira, com a espátula tipo raquete. forme uma bola e deixe a massa descansar por 10 minutos.

sobre uma superfície limpa, coloque um pouco e farinha. corte a massa em 4. para cada pedaço enrole sobre a superfície, usando as duas mãos, em um movimento de vai e vem, abrindo a massa como uma cobrinha. se ficar muita grande, corte ao meio e continue. você quer um cilindro de uns 2cm de espessura. depois corte em pedaços de 2cm e reserve em uma travessa, intercalando com um pouco de farinha para as bolinhas não grudarem umas nas outras.

aqueça uma panela com 4 litros de água. quando estiver fervendo, transfira o nhoque e tempere com sal de forma que a água fique salgada. em uma frigideira derreta a manteiga, coloque a sálvia picada, as raspas e suco do limão. tempere com um pouco de sal e mexa vigorosamente. quando as bolinhas de nhoque começarem a subir na água (cerca de 3 minutos), use uma escumadeira para transferi-las para a frigideira. coloque também 1 concha da água do cozimento. misture bem e sirva a seguir com parmesão fresco ralado.

 

ingredientes:

modo de preparo:

Vivian França

oi, meu nome é vivian - mas pode chamar de francinha. esse espaço é uma celebração da comida. chega mais, fica à vontade e divirta-se ;)

assine nossa newsletter

categorias

O francinha cooks usa cookies para uma experiência personalizada. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.