[receitas] das minhas, [todas as receitas], acompanhamento
comentários 6

farofa de linguiça na manteiga

farofa de linguiça na manteiga

eu sei que farofa não é lá uma receita assim muito complexa. mas natal sem farofa não é natal, certo? então, para compor nosso delicioso menu natalino, resolvi compartilhar com vocês a minha receita de farofa favorita: farofa de linguiça na manteiga. primeiro gostaria de deixar claro que eu amo farofa. muito. sou capaz de comer pratos e mais pratos só de farofa com molho à campanha. uma farofa bem molhadinha, com o molho dessa porchetta, é uma coisa sensacional. viva a farofa!

farofa de linguiça na manteiga

farofa no brasil é uma unanimidade, disso já sabemos. ainda mais nessa riqueza de país, onde somos abençoados com dezenas de qualidades diferentes de farinhas. eu costumo comprar a minha na feira, uma de mandioca tostada que vem da bahia. e com tanta farinha e com tanta receita de farofa, não tinha como esse prato não ser um patrimônio nacional. não sei se é, mas devia ser! a minha amada, figurinha carimbada no natal, é a farofa de linguiça na manteiga. muita manteiga, por sinal. e linguiça de boa qualidade, viu? aqui eu usei a linguiça toscana fina do pirineus.

se você é farofeiro que nem eu, também pode ser interessar por essa receita de farofa de panko com miúdos, servida com um belo pato assado.

dia desses a larissa januário, do sem medida, postou esse maravilhoso guia da farofa sonhática. morri com esse nome! e na hora fiquei pensando que na vida de vez em quando a gente se depara com umas farofas tristes, né? umas coisas sem sal, sem vida, sem aquele talento pra fazer a gente suspirar.

mas anota aí: farofa boa é aquele que tem tempero, bem tostada, sal no ponto e muito molhada. vale manteiga, banha, um pouco de azeite. vale coentro, salsa, cebolinha, fígado, alho tostada, afe maria! só não deixa o povo sem farofa! e, claro, teste minha farofa de linguiça na manteiga, é paixão pra além das festas de fim de ano!

farofa de linguiça na manteiga

clique aqui para ver todas as nossas ideias para suas festas de fim de ano :)


porções: 6 | tempo de preparo: 30 minutos

ingredientes:

  • 125g de manteiga sem sal
  • 200g de linguiça artesanal pirineus
  • 350g de farinha de mandioca
  • 1 cebola branca média (opcional)
  • 2-3 colheres de sopa de sal

como faz: retire a capa da linguiça e então corte em fatias bem finas. em um frigideira grande e bem quente, adicione a linguiça e mexa esporadicamente até dourar bem. enquanto isso, corte a cebola em meia lua bem fina, caso vá usá-la. adicione a cebola à panela, tempere com 1 colher de chá de sal, mexa bem, abaixe o fogo e deixe até a cebola murchar. adicione metade da manteiga, espere derreter a então adicione a farinha. adicione mais uma colher de chá, misture bem e deixe em fogo baixo. mexa sempre e cuide para não queimar. adicione o resto da manteiga e misture novamente. quando a farofa começar a dourar, desligue o fogo. espere esfriar e então corrija o sal, se necessário.

6 comentários

  1. Pingback: 11 receitas com linguiça Blumenau que vão te deixar com água na boca – Mari Carvalho

  2. Pingback: 11 receitas com linguiça Blumenau que vão te deixar com água na boca |

  3. Pingback: 10 receitas de farofa de calabresa para um acompanhamento delicioso – Mari Carvalho

  4. Pingback: 10 receitas de farofa de calabresa para um acompanhamento delicioso |

  5. Pingback: 10 receitas de lombo de Natal para uma ceia suculenta e cheia de sabor – Mari Carvalho

  6. Pingback: 10 receitas de lombo de Natal para uma ceia suculenta e cheia de sabor |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.