[receitas] das minhas, [todas as receitas], carne
comentários

paleta de porco assada

amados, dezembro chegou! e pra não perder o hábito, começaremos com nosso maravilhoso menu natalino. que obviamente você pode fazer o ano inteiro, mas tem muito mais graça no natal!

bem, pra começar, é meio complicado fazer um jantar de natal antes do natal, mas acabou que isso virou uma tradição por aqui. primeiro porque eu quero testar todas as receitas para passar pra vocês, segundo porque descobri que é muito divertido fazer uma festa algumas semanas antes, colocar meu vestidos de renas e passar algumas horas fingindo que é natal, comendo e papeando (e bebendo, lógico!).

receita-paleta-porco-4

nossa primeira receita é uma paleta de porco assada por vááárias horas. depois teremos a melhor batata gratinada do mundo, salada de repolho com molho de iogurte, queijo feta e semente de girassol torrada e um irresistível brownie de chocolate com cheesecake – sim, as duas coisas num pedaço só!

comecemos pela saga do porco. primeira informação importante: você pode substituir a paleta por pernil. segunda informação importante: você precisa de muitas horas e paciência, mas juro que vale a pena – afinal, é natal! na véspera dessa refeição eu fui ao açougue descolar um pedaço fresco e reluzente de porco. como ano passado já teve pernil, esse ano resolvi pela paleta. que nada mais é do que a perninha da frente do porco (o pernil é a parte da perninha do bumbum). a “menor” peça disponível tinha apenas 6kg!! pedi ao meu gentil açougueiro para cortar a pele em formato xadrez, para facilitar o processo de cozimento. você pode fazer isso em casa, mas é bem mais fácil se já vier cortado! paleta na bolsa, cheguei em casa e fiz até uma dancinha pro porco. porque eu não sou vegetariana, mas acho que se a gente vai comer um bichinho a gente tem que valorizar muito e fazer valer muito a pena essa refeição :)

receita-paleta-porco-2

porco em casa, e aí sim começa o processo da paciência, todinho descrito na receita abaixo. o resultado: uma carne extremamente macia, pururucada, que simplesmente desmancha. se essa receita não é digna de uma memorável refeição natalina, com todas as pessoas amadas celebrando juntas, eu não sei o que mais seria ;) bom natal pra vocês!! <3

receita-paleta-porco-3

ah, se quiser ver as outras receitas natalinas, clica aqui.


porções: 10+ | tempo de preparo: 12 horas para a marinada + 5 horas de forno

ingredientes: 

  • 1 paleta de porco inteira
  • 1 garrafa de vinho tinto
  • 1 xícara de tomilho picado
  • 1 xícara de sálvia picada
  • 1 xícara de alecrim picado
  • 5 dentes de alho picados
  • 1 cebola roxa grande picada
  • suco de 3 limões
  • 1/2 xícara de azeite
  • sal e pimenta

para o molho: 2 colheres de sopa de farinha de trigo

como faz: em um bowl, junte meia garrafa de vinho tinto, o tomilho, alecrim, sálvia, alho, cebola, suco de limão, azeite. misture bem. coloque o porco sobre uma superfície e tempere com sal e pimenta, espalhando bem. coloque o porco em um saco grande e resistente, depois coloque a marinada de forma que ele fique submerso. caso você não tenha um saco, coloque-o em uma travessa com a pele virada para baixo e cubra com papel alumínio. leve à geladeira por 12 horas, e se possível vire a peça depois de 8 horas.
para o preparo: retire o porco da geladeira e deixe por 30 minutos, para quebrar o gelo. pré-aqueça o forno a 180ºc. coloque o porco em uma travessa grande (você também pode usar uma daquelas travessas de alumínio descartáveis). coloque a marinada na travessa, junto com a outra metade de garrafa de vinho. tempere a pele com um pouco mais de sal e regue com azeite – isso vai ajudar a pururucar. leve ao forno por 5 horas. para saber se está pronto: a pele deve estar pururucada, bem crocante, e a carne deve sair apenas com a ajuda de um garfo.
retire o porco do forno e transfira para a travessa onde irá servir. com a ajuda de uma peneira, coe o líquido que sobrou em uma panela pequena. caso seja necessário, retire o excesso de óleo com a ajuda de uma concha. adicione 2 colheres de sopa de farinha de trigo e mexa bem, em fogo baixo, com um fouet, apenas para o molho engrossar. agora é só servir!

 

1 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.