[receitas] das minhas, [todas as receitas], do mar
escrever comentários

papillote de peixe com shimeji e nirá

papillote-peixe-shimeji-1

quando eu era pequena, no caminho da escola havia uma lojinha de produtos japoneses chamada casa vitana. ficava bem pertinho de casa. sempre que a gente ia lá a minha mãe me comprava uma mupy, que pra quem não conhece é tipo um ades, um suquinho de soja com vários sabores. eu amava o mupy de maçã, e até hoje eu chamo o treco de mummy. eu não lembro muito bem o que tinha lá dentro, sei que era uma portinha meio quitanda japonesa meio importadora. e eu podia também comprar bala de alga (que eu também amo até hoje). quando eu era pequena minha mãe não me deixava comer chiclete nem doce nem jujuba. eu não sei se foi pelas restrições, mas hoje em dia eu quase não como besteira, nem chocolate, nem chiclete. nunca desenvolvi esse paladar doce, e sempre me inclinei pros azedos e amargos.

bem, no final de semana eu resolvi fazer uma visita à casa vitana, não ia lá há anos (que escrevendo esse post eu descobri que tem filial e até fanpage no facebook!). sabia que a portinha tido mudado 5 metros pra direita, mas não sabia bem o que ia ter lá dentro. tava com medo de ter virado uma loja de 1,99 com badulaques japoneses. ledo engano. saí de lá com uma sacolinha cheia. shimeji fresco, pasta de tamarindo, papel de arroz, massa de guioza, trigo em grão, chá de jasmim, shitake desidratado, nam pla. o papel de arroz vai virar rolinho, a massa de guioza vai virar uma receita de guioza vegetariano. a pasta de tamarindo, pad thai. pronto, já temos mais algumas receitas pra lista “a fazer”. alegria pura encontrar o lugar assim, cheio de ingredientes e com uma prateleira cheia de “mummy”.

papillote-peixe-shimeji-4

eu comprei o shimeji e depois fiquei pensando o que ia fazer com ele. o papillote de peixe já era o cardápio do almoço, mas resolvi mudar os ingredientes e adicionar outra coisa que eu adoro: nirá. a técnica é super fácil e impressiona, e o melhor de tudo é não sujar nenhuma panela e ter tudo prontinho em meia hora.

papillote-peixe-shimeji-2

ingredientes – serve 3 pessoas: 

  • 3 filés de congro rosa
  • shimeji
  • limão siciliano
  • nirá
  • sal e pimenta

como faz: pré-aqueça o forno em temperatura média. tempere o peixe com sal e pimenta. corte um pedaço de papel alumínio (ou papel manteiga) com aproximadamente 40cm. no meio do papel, acomode o filé, o nirá, o shimeji e fatias de limão siciliano. a quantidade vai depender mais do seu gosto, nesse caso. junte as pontas do papel e dobre, depois dobre as laterais, tirando o ar de dentro e selando bem para que o vapor não saia. coloque os saquinhos em uma travessa e leve ao forno por 10-15 minutos. retire do forno, abra e saquinho e sirva.

papillote-peixe-shimeji-3

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.