[todas as receitas], pra adoçar
comentários 2

bolo de amêndoa com cobertura de cream cheese

hoje eu faço 37 anos e esse é meu bolo de aniversário, o meu bolo favorito da vida: bolo de amêndoa com cobertura de cream cheese. chega mais, vem comer bolo comigo e vamos bater um papinho sobre bolo e anos de vida.

outro dia eu estava conversando com meu pai, que vai completar seus 78 anos (com carinha de 65), e ele comentou que não sente ter nem perto disso. quando eu era mais nova, como todo mundo, eu achava que com 37 anos eu teria filhos e meia dúzia de rugas. esses itens ainda não chegaram por aqui, mas a minha lista de agradecimentos é enorme. e se a vivian de 23 achava que com 37 tudo estaria muito encaminhado, hoje eu avisaria a ela: a aventura está apenas começando. é engraçado como a gente vai criando uns padrões dentro da cabeça com metas malucas tipo: aos x anos eu preciso ter conquistado xxxx coisas. e conforme a vida (e o tempo) vai passando nosso entendimento de prioridade muda conforme nossas experiências. e aí aquelas “conquistas” vão se remodelando e tomando um sentido mais próprio nosso.

bolo de amêndoa com cobertura de cream cheese

os últimos anos foram bem “animados”. mudei de cidade, (re)encontrei meu marido, mudei de profissão, e quando eu menos esperava esse blog começou a me dar muitas e muitas alegrias (e mais trabalho!). não foi por acaso, óbvio. tudo na vida vem de esforço e trabalho. quando eu tinha uns 18 anos, eu falava que não seria designer pra sempre, que um dia eu ia ter um restaurante. mesmo tendo como habilidade máxima miojo com requeijão, eu queria alimentar as pessoas e dividir a mesa. hoje não tenho um restaurante, mas tenho um lugar muito mais legal que isso, que dezenas de milhares de pessoas visitam, trocam comigo, comem “minha comida” e que me traz muitos aprendizados.

tenho saúde, uma família linda que me apoia, amigos de muitos anos e uma casinha linda. e nesses tempos difíceis que vemos hoje, com tanta desgraça, a gente precisa cada vez mais ser muito grato pelo que temos. então sim, hoje tem parabéns e muito sorriso e no final de semana teve bolo de amêndoa ♡

bolo de amêndoa com cobertura de cream cheese

a receita do bolo de amêndoa é da nossa musa julia child, do livro “a arte culinária de julia child”. a receita da cobertura de cream cheese foi “no susto”, mas inspirada na receita da martha stewart . eu queria uma receita muito simples e quando vi não tinha açúcar suficiente, mas por fim deu tudo maravilhosamente certo e a proporção ficou perfeita para o bolo.

vocês sabem, até pela falta de sobremesas aqui, que eu não sou muito chegada a doces. mas a mesma musa julia child disse: “uma festa sem bolo, na verdade, é apenas uma reunião”. bati o meu bolo de amêndoa com alegria, comprei umas velinhas no mercado, fiz um pedido na hora do parabéns, comi o bolo junto com um dos meus vinhos preferidos, ao lado de pessoas que amo. comecei meu ano com o pé direito. e aproveito de novo pra agradecer todo mundo que vem ver as receitas aqui, vocês são são minha grande inspiração. agora, vamos à receita e vamos comer bolo!


porções: 6-8 | tempo de preparo: 1h15

ingredientes para o bolo de amêndoa:

  • 3/4 xícara ou 150g de amêndoas (pode ser já em forma de farinha, se for mais fácil para você. mas a textura do bolo ficará mais lisa)
  • 1/3 xícara de farinha de trigo peneirada
  • 3 ovos grandes
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
  • 115g de manteiga sem sal em ponto pomada (bem molinha)

ingredientes para a cobertura:

  • 150g de cream cheese
  • 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 50g de manteiga sem sal em ponto pomada (bem molinha)

como faz: pré-aqueça o forno a 180ºc. no mixer ou processador coloque as amêndoas e processe até formar uma farinha. bata a manteiga na batedeira até formar um creme branco e sedoso (+- 3 minutos) e reserve. em outra tigela bata os ovos com o açúcar e a essência de baunilha por 5 minutos, até chegar no ponto de fita*. junte 3 colheres de sopa desse creme à manteiga batida e misture. no creme de ovos e manteiga coloque, sem parar de bater, alternadamente, a farinha de trigo e a farinha de amêndoas. por fim, acrescente a manteiga até que tudo fique uniforme. unte e enfarinhe uma forma redonda de +- 23cm de diâmetro. transfira a massa para a forma, dê uma leve batidinha sobre uma superfície para a massa assentar e retirar quaisquer bolhas. leve ao forno por 30 minutos.

enquanto o bolo assa, prepare a cobertura: bata todos os ingredientes até obter um creme homogêneo. leve à geladeira.

retire o bolo do forno e espere 20 minutos até desenformar. cubra com a cobertura de cream cheese e seja feliz. :)

*ponto de fita = quando o açúcar e ovos formam um creme. se você colocar uma colher um espátula no creme e depois passar o dedo, forma uma “fita”, um espaço onde o creme não volta. ou seja, a mistura está bem consistente e firme.

2 comentários

  1. Marcia sier

    Francinha, parabéns pelos seus 37 com certeza bem vividos. Do jeito que você fala sobre a relação bacana com seu pai, sobre seus aprendizados nesses 37, e a desenvoltura com que narra suas experiências gastronômicas, só mesmo com muios anos bem vividos. Continue assim, dando seu carinho pra gente dentro dessas receitas divinas. Desejo que muitos outros aniversários sejam comemorados com bolos, docinhos, e novas receitas pra alegrar não só o seu mais os nossos dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.