[receitas] das minhas, [todas as receitas], pra começar
escrever comentários

ovos beneditinos – eggs benedict

você acorda no final de semana. aquela preguiça. mas é final de semana, você trabalhou a semana toda, sabe lá que horas vai almoçar. você merece um café da manhã dos campeões, daquele que dá gosto sentar e curtir. aquela exceção que vale o preparo, porque é simplesmente divino. meu amigo, começe a contagem regressiva pra sábado e prepare esse café da manhã. se você nunca comeu ovos beneditinos antes, esse é uma café da manhã clássico americano (mas também é consumido em outros países), conhecido por lá como eggs benedict. é composto de english muffin, bacon, ovo poche e molho hollandaise. mas existem muitas variações como trocar o bacon por salmão ou espinafre, trocar o molho, entre muitas outras. mas a estrutura é a mesma, os nomezinhos que vão mudando. aqui a gente deu uma abrasileirada e virou beneditinos. e eu descobri que essa versão com o salmão também é conhecida como eggs atlantic, eggs hemingway, ou eggs copenhagen. que fofura.

ovos-beneditinos-4

você pode achar que vai demorar muito o preparo e até lá vai desmaiar de fome. mas não vai, confia em mim. enquanto você passa o café você prepara o resto. para o meu eu usei o meu salmão curado em casa. você também pode usar um bom presunto ou bacon. esse clássico fica bom de muitos jeitos, o importante é você escolher o seu. o meu é com salmão e muito molho. vamos aos segredos para tudo dar certo: um batedor de arame, muque e plástico filme. a rita lobo ensinou a fazer o ovo poche no plástico filme, e deu 100% certo. e pro molho, prepara o muque. o segredo é não parar de bater e não ficar desesperado.

ovos-beneditinos-2

ingredientes: 

  • pão – usei metade de uma ciabata pequena. como aqui não temos english muffins, que são os originais da receita, você pode escolher o pão que mais lhe agrada. um bagel também vai bem.
  • salmão curado
  • 2 ovos
  • 1/2 colher de sopa de vinagre de vinho branco
  • suco de 1/2 limão
  • 100g de manteiga sem sal

como faz – molho: derreta a manteiga no microondas. em uma panela pequena, coloque 3 dedos de água para ferver e depois desligue. em um recipiente que seja à prova de calor, misture a gema de um ovo com o vinagre com o batedor de arame. coloque o recipiente em cima da panelinha com água quente, mas sem ter contato com a água. misture bem até que fique homogêneo. coloque a manteiga aos poucos, sempre batendo vigorosamente com o batedor de arame. você precisa bater a mistura até ela encorpar. se por acaso a misture estiver fria ligue o fogo da panelinha de novo, mas bem baixo. depois de o molho engrossar retire do calor e reserve. tempere com sal, pimenta e o suco do limão.

como faz – ovo: encha uma panela pequena com 3/4 de água e coloque para ferver. corte um pedaço quadrado de plástico filme e coloque em uma tigelinha até que o plástico chegue ao fundo da tigelinha mas as bordas fiquem pra fora. unte com uma gotinha de azeite ou óleo. quebre o ovo com cuidado dentro da tigelinha. feche o plástico filme como se fosse uma trouxinha, sem deixar ar. faça um nozinho ou enrole bem firme as pontas. diminuia o fogo da água para parar de fever e coloque a trouxinha, fazendo movimentos circulares sem parar. depois de 3 minutos retire o plástico filme e deixe o ovo na água por mais 1 minuto. com uma escumadeira retire o ovo e reserve. agora é só montar seus eggs benedict! pão, salmão curado, o ovo, o molho e uma pitadinha de páprica doce e pronto! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.