[receitas] das minhas, [todas as receitas], carne
escrever comentários

pato assado com laranja e vinho branco

amores, está aberta oficialmente nossa temporada de receitas natalinas! começando com um dos meus pratos favoritos da vida, pato assado com laranja e vinho branco!

durante toda a minha vida vi minha mãe deixar a mesa posta de véspera. guardanapos, talheres, pratos e taças dispostos cuidadosamente na mesa, de preferência na mesma paleta cromática. flores sempre, de preferência que exalem algum perfume. uma vasta coleção de taças, que protagonizam brindes e fotos de natal, aniversários e muitos outros encontros.  

esse ano eu também deixei a mesa pronta de véspera. era o “natal do blog”, o dia em que eu preparo todas as receitas e fotos que vou compartilhar com vocês. lavei as taças, imprimi os cardápios, escolhi os melhores ramos de alecrim para ornarem a mesa. fui à feira e pedi flores vermelhas. coloquei o vinho pra refrescar, minha roupa de natal, a comida no forno. esperei a turma chegar como quem espera papai noel. 

o menu já estava definido há semanas. pato assado com laranja e vinho branco, batata gratinada, torta de tomate e aspargos, farofa de panko com miúdos e bacon e salada de ervas com vinagrete de páprica. já deu pra perceber que não trabalhamos muito com clássicos natalinos por aqui, né? uva passa então, não passa nem pela porta de casa. mas esses são os meus clássicos (ou candidatos), principalmente a batata gratinada, que já faço há anos e descobri a receita na sempre musa katie quinn

essa receita do pato assado é basicamente a mesma desde a primeira vez que eu testei, no natal de 2014, antes de me mudar pra são paulo e de uma casinha que eu amava muito. mal sabia que minha vida ia mudar tanto. reuni a família na varanda, numa daquelas noites quentes de verão no rio de janeiro. naquele ano já tinha pato assado e batata gratinada. 

vou te contar o segredo do pato assado perfeito: muito tempero na marinada, forno a baixa temperatura e paciência. a carne do pato é bem durinha, então a marinada vai ajudar a amaciar a carne e encher o bichinho de sabor. e depois cocção em forno a baixa temperatura. o ponto que você precisa é: colocar o garfo e a carne estar desmanchando. 

todos animados para o natal? se tiver qualquer dúvida pode me chamar! :)

PS: um pato de 2,2kg serve 5-7 pessoas. um pato de 2,6kg serve 7-9 pessoas. 


porções: 7-9 | tempo de preparo: 12 + 5 horas

ingredientes: 
• 1 pato de 2,5kg
• 500ml de vinho branco
• 6 laranjas
• 1 cebola roxa grande
• 6 dentes de alho grandes
• 1 maço pequeno de alecrim
• 1 maço pequeno de sálvia
• 1 maço pequeno de tomilho
• 1 maço pequeno de manjericão
• 1 maço pequeno de cebolete
• 3 colheres de sopa azeite
• sal e pimenta
• 50g de farinha de trigo
• 50g de manteiga sem sal

como faz: na véspera, prepare a marinada. pique a cebola, o alho e as ervas, bem pequenininho. misture com o suco de cinco laranjas, o vinho, o azeite e tempere com sal e pimenta. coloque a marinada em um saco para marinar ou em uma travessa. limpe o pato, tempere com sal e pimenta e massageie. corte uma laranja ao meio e coloque dentro do pato. coloque-o na marinada (se for na travessa, cubra com papel alumínio) e leve à geladeira por 12 horas, de preferência virando uma vez no meio do tempo.
retire o pato da geladeira e pré-aqueça o forno a 180ºc. leve ao forno, o pato e a marinada, coberto com papel alumínio, por 3h30. retire o papel e deixe dourar por mais 45-60 minutos, ou até a carne estar muito macia.
retire do forno e transfira o pato para uma travessa. retire o excesso de gordura da assadeira. em uma panela, derreta a manteiga, misture a farinha de trigo e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. coloque o molho do pato, aos poucos, sempre batendo vigorosamente com o fouet, até incorporar o molho todo. deixe em fogo baixo por 5-10 minutos, até o molho estar sedoso e grossinho. sirva ao lado do pato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.