[todas as receitas], dicas, veggie
escrever comentários

tahine – pasta de gergelim

tahine pasta de gergelim

coisas tão simples que você nem precisa de uma receita: tahine – pasta de gergelim. esse é um dos ingredientes que eu recomendo que você tenha sempre à mão. eu normalmente uso para fazer molhos de salada, babaganoush ou quibe de forno.

tahine pasta de gergelim
tahine pasta de gergelim

tahine é o tipo de ingrediente que dura meses na geladeira, então na hora do sufoco você mistura a pasta de gergelim com um pouco de azeite, sal, limão e voilá! está pronto o molho da salada! outra coisa que entrou no cardápio aqui em casa foi o babaganoush, e apesar da bagunça eu tenho adorado fazer repetidamente.

bem, acontece que no meio dessa quarentena eu não consegui achar meu tahine. nem onde tenho comprado na internet, nem no mercado. e eu me coçando pra comer babagaboush. calma, procura no google, deve ter solução. “como fazer tahine pasta de gergelim em casa?”. torre o gergelim. processe. azeite. sal. fim.

tahine pasta de gergelim

ou seja, coisas tão fáceis que nem precisam de uma receita. e eu já achando que ia ficar sem minha pasta de gergelim até o fim do apocalipse. olha, por aqui o tahine caseiro não ficou nada a dever pro que vem pronto. em textura, sabor, tudo aprovado! o meu ficou mais escuro, porque algumas sementes ficaram bem mais douradas do que outras. ou seja, se você torrar menos, suas pasta de gergelim vai ficar mais clara.

tem gergelim sobrando aí? bora pra cozinha preparar tahine caseiro!

tahine pasta de gergelim

porções: aproximadamente 120ml | tempo de preparo: 30 minutos

ingredientes:

  • 1 xícara de chá de gergelim branco
  • 1-2 colheres de sopa de azeite
  • 1-2 colheres de chá de sal

como faz: coloque o gergelim em uma frigideira e leve a fogo baixo. mexa sempre, sempre, até o gergelim dourar. cuidado – o gergelim continua torrando na frigideira quente mesmo depois do fogo desligado. transfira o gergelim para um processador e espere esfriar. processe bem, por 3-5 minutos, até formar uma pasta. adicione 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de chá de sal e processe novamente. prove e adicione mais sal se necessário. caso queira a pasta menos espessa, adicione um pouco mais de azeite e processe novamente.

guarde em recipiente esterilizado, hermeticamente fechado, em geladeira, por até 10 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.