[receitas] das minhas, [todas as receitas], acompanhamento, salada, veggie
escrever comentários

salada de trigo com pesto de rama, mussarela de búfala e cebola roxa

salada-trigo-pesto-rama-1

outro dia eu postei por aqui uma receita de cenouras assadas com tomilho, limão e amêndoas. acontece que eu comprei essas lindas cenouras orgânicas, com rama e tudo, e obviamente não queria desperdiçar nenhum pedacinho. resolvi fazer uma salada de trigo com pesto de rama, cebola roxa e mussarela de búfala. mais simples, quase impossível, mas mesmo assim tão, tão saboroso.

salada-trigo-pesto-rama-2

depois desse dia já repeti essa salada mais algumas vezes, e ela nunca decepciona. principalmente porque combina com praticamente tudo. o que eu achei engraçado foi que muitas pessoas ficaram surpresas com o pesto de rama, e algumas nem sabiam o que era. tudo bem, porque nós costumamos mesmo comer a rama da cenoura, mas isso me deixou pensando em quanto alimento a gente joga fora à toa, muitas vezes por falta de conhecimento. os talos, a rama, as cascas, aquele pedacinho de cebola ou um dente de alho esquecidos na geladeira. mas comida é comida, e a gente tem que agradecer (e muito!) por ter comida na mesa e temos que lutar contra o desperdício, começando dentro de casa! então vamos fazer pesto de rama, sim! e de salsa, brócolis e tudo mais que tiver na geladeira! e pra quem quiser, posso fazer também minha receita de caldo de legumes caseiro – que leva tudo que iria pro lixo, basicamente. comenta nesse post pra eu saber quem quer! :)

cenoura-limao-tomilho-amendoa-4

porções: 3 | tempo de preparo: 45 minutos 

ingredientes: 

  • 1 xícara de trigo em grão
  • 1 cebola roxa pequena
  • 100-150g de mussarela de búfala

para o pesto: 

  • 100g de parmesão ralado
  • 1 dente de alho grande
  • 1/2 xícara de azeite
  • suco de 1 limão siciliano
  • rama grande de maço de cenouras

como faz: deixe o trigo de molho por pelo menos 3 horas, até 12 horas. coloque o trigo em uma panelinha com água, com o dobro de altura que o trigo ocupar. cozinhe em fogo médio por 30 minutos, ou até os grão estarem macios. enquanto isso, prepare o pesto, passando todos os ingredientes no processador (ou liquidificador). caso tenha menos rama, coloque os ingredientes aos poucos, até chegar no sabor que lhe agrade. espere o trigo esfriar um pouco, e depois misture com o pesto, cebola roxa fatiada e a mussarela de búfala em pedaços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.