[receitas] das minhas, [todas as receitas], acompanhamento, veggie
escrever comentários

batata assada com sálvia e alho

batata-assada-salvia-alho-1

toda vez que minha mãe vai fazer essa receita de batata assada ela me manda uma mensagem perguntando se tem que cobrir a travessa com papel alumínio. não, mãe, é aberto mesmo. mas e o salmão? o salmão é fechado, mãe :)

batata-assada-salvia-alho-2

essa receita de batata assada virou um clássico aqui em casa. tem batatinha no natal, nos aniversários, com praticamente todos os pratos de porco. todo mundo pergunta se a batata foi cozida antes e não, é simples assim mesmo, sem truque nem nada, só muito forno. essa acompanhou a receita de costelinha de porco assada na cerveja que apareceu por aqui esses dias.

a primeira versão dessa batata era só com alecrim. mas eu tô na fase da sálvia e do alho assado, assando cabeças de alho loucamente por aí. em casa eu tenho um pezinho lindo de sálvia que não pára de crescer e é o orgulho da minha horta. eu sei que batata pode parecer a coisa mais simples do mundo, mas até a coisa mais simples do mundo pode se transformar num belíssimo prato se vier acompanhado de outros ingredientes bem legais. então, acredita em mim, essa é a melhor batata assada da vida!

batata-assada-salvia-alho-3

porções: 4 | tempo de preparo: 1h15

ingredientes: 

  • 12 batatas pequenas
  • um maço grande de sálvia
  • uma cabeça de alho com dentes grandes
  • 1/2 xícara de chá de azeite extra-virgem
  • sal e pimenta

como faz: pré-aqueça o forno a 180ºc. em uma travessa, tempere as batatas com sal e pimenta e misture bem. coloque 2/3 das folhas do maço de sálvia e reserve o resto. regue com o azeite e leve ao forno. depois de 30-40 minutos, vire as batatas e adicione os dentes de alho. feche o forno. depois de mais 15 minutos vire novamente as batatas de forma que fiquem douradas de todos os lados. esse é o ponto desejado. case demore mais de uma hora em seu forno, espere mais um pouco. quando as batatas estiverem bem douradas do lado de fora estarão super macias por dentro. retire do forno, salpique o resto das folhas de sálvia e sirva.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.