[todas as receitas]
comentários 2

limoncello – licor de limão siciliano

vim tirar o pó desse site chegando com tudo com essa receita de limoncello, o licor de limão siciliano tradicional da itália. abrindo nossa já recorrente temporada de receitas natalinas, esse ano teremos uma categoria especial que eu amo e que tem tudo a ver com o que a gente acredita: presentes comestíveis. ♥

quem não AMA receber um presente feito por um amigo, parente, uma pessoa que você gosta muito? fazer um presente, com as próprias mãos, dedicando tempo e energia, é uma das maiores provas de afeto e carinho que podemos oferecer. e muitas vezes tem um valor muito maior do que se você comprasse um presente caro, pronto, mas sem carinho ou história. nessa série temos limoncello, caramelo salgado, manteiga composta (saborizada) e sal de bacon.

ou seja, já pode ir preparando os potinhos que esse ano a família inteira vai ganhar presente comestível! o limoncello é um licor bem perfumado, que além de brilhar muito como aperitivo no final da refeições também vai super bem como ingrediente de drinks e até desse bolo de limão com alecrim!

limoncello licor de limao siciliano

fazer o próprio limoncello requer um pouquinho de paciência, mas por outro lado requer poucos ingredientes e quase nenhum habilidade culinária. nos primeiros dias o limão descansando na vodca começa a tomar uma cor verde quase radioativa, meio “brilha no escuro”, mas não sei assuste. com os passar dois dias a cor vai ficando mais escura, profunda, densa… é quase impossível resistir a essas duas semanas de preparo sem dar uma bicada no pote. e depois do pronto, esse licor é puro amor. tenho certeza que vai ter aí no natal e durante o ano também!

receita adaptada da nossa musa da culinária, rita lobo.


rendimento: 900ml | tempo de preparo: 15 minutos + 14 dias

ingredientes:

  • 7 limões siciliano
  • 500ml de vodca de boa qualidade
  • 1 e 1/2 xícara de água
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar

como faz: lave e seque bem os limões. esterelize um pote de 1 litro com fechamento hermético, seque bem e reserve. com uma faquinha afiada ou descascador de legumes, retire a casca do limões. não use a parte branca das cascas, pois essa parte é muito amarga. coloque as cascas no pote, cubra com a vodca e tampe. deixe descansar por no mínimo 5 dias. se tiver mais dias, pode deixar até 14.

depois de passados os dias, prepare a calda. em uma panelinha coloque o açúcar e a água, misture e leve ao fogo até ferver e todo o açúcar dissolver. espere esfriar. adicione a calda ao pote com as cascas de limão. misture, tampe e deixe por mais 5 dias no mínimo. se tiver mais dias, melhor ainda. quando o limoncello estiver pronto descarte as cascas, transfira para uma garrafa limpa e deixe na geladeira.

sirva geladinho!

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.