[receitas] das minhas, [todas as receitas], acompanhamento, salada, veggie
comentários 2

salada de lentilha com legumes assados e limão em conserva

olá, todos sobreviveram ao natal? aposto que você já está pensando na ceia do ano novo! então vamos dar uma guaribada naquela lentilha? por aqui vamos de salada de lentilha com legumes assados, limão em conserva e queijo meia cura. bom, se você ainda não conhece esse limão em conserva, essa foi uma das minhas receitas favoritas de 2018. ele finaliza qualquer prato maravilhosamente e estou eternamente apaixonada por ele! recomendo sempre ter uma leva por perto!

salada de lentilha com legumes assados

durante anos eu achei que não gostava de lentilha. basicamente porque todo ano novo era salada de lentilha com cebola caramelizada, entra ano sai ano ela tá lá na ceia de ano novo. mas eu já falei por aqui que não sou muito fã de comidas tradicionais de fim de ano, e por isso foram se criando nossos próprios pratos dessa época. essa salada de lentilha com legumes assados é a minha releitura para a clássica lentilha de ano novo, mas na verdade você pode fazer ela o ano todo! 

salada de lentilha com legumes assados

nas próximas semanas vou fazer o planejamento do blog para 2019, pensar em novos workshops, tirar férias e me preparar para o ano que entra. em breve eu volto com novas receitas e tudo mais, mas por enquanto acompanha tudo lá no instagram :)

salada de lentilha com legumes assados

um ano novo lindo para vocês, e muito obrigada por me acompanharem nessa jornada. que a gente esteja cada vez mais próximo e que a vida seja sempre repleta de bons momentos ao redor da mesa com as pessoas que amamos. feliz 2019!


porções: 6 | tempo de preparo: 1h

ingredientes: 

  • 1 xícara de chá de lentilha rosa
  • 1 brócolis ninja pequeno
  • 3 tomates italianos
  • 5 rabanetes
  • 1 abobrinha pequena
  • 4 mini berinjelas
  • 1 cenoura pequena
  • 50g de queijo meia cura
  • 2-3 pedaços de limão em conserva
  • azeite, sal e pimenta

como faz: na véspera, deixe as lentilhas de molho em água filtrada. passe as lentilhas em água corrente e escorra bem. coloque as lentilhas em uma panela média com 4 xícaras de água. leve ao fogo e, quando ferver, deixe em fogo mínimo por 15 minutos. elas devem estar cozidas, mas não se desmanchando. escorra e reserve. enquanto as lentilhas cozinham, pré-aqueça o forno a 200ºc. corte todos os legumes: o brócolis em floretes e os outros no sentido do comprimento até ter pedaços menores. tempere os legumes com sal e pimenta, regue com um pouco de azeite e leve ao forno por 45 minutos. retire os legumes do forno e misture com a lentilha. pegue 2-3 pedaços do limão em conserva, passe em água corrente para retirar o excesso de sal. corte em fatias finas e adicione à salada. corte o queijo em cubinhos e adicione. tempere a salada com o caldo do limão ou conserva ou com limão, azeite, sal e pimenta. 

2 comentários

  1. Pingback: Salada de lentilha: 21 receitas nutritivas e cheias de sabor – Marina Alves Castro

  2. Pingback: Salada de lentilha: 21 receitas nutritivas e cheias de sabor – Engenheira Gabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.