[receitas] das minhas, [todas as receitas], veggie
escrever comentários

galette de cogumelos com alho-poró e tomilho + novidades

há quase 4 meses eu comentei por aqui que estava me mudando, em um post um pouco emotivo. eu saí de um lugar que eu amava e que me proporcionou 5 anos incríveis. eu passei uma parte importante da minha vida lá, saindo da casa dos meus pais, montando a minha casa, conhecendo muita gente incrível que eu vou levar pra vida toda, mudando de emprego mais de uma vez, dando muitas festas e almoços e churrascos, criando o blog, descobrindo novas direções. eu não tinha a menor intenção de mudar e me via ali a longo prazo. mas até onde eu sei a vida é isso aí, um dia você acorda e mudou tudo. então, depois de 33 anos de rio de janeiro, eu estou de mudança pra são paulo. mais precisamente em uma semana. huge news. :)

algumas pessoas ficam apavoradas. dá pra ver que elas sentem uma peninha, tipo “tadinha, vai mudar pra são paulo”. outras acham que eu vou amar. eu sei que trocar o rio por são paulo pode ser um choque, mas eu tive bastante tempo para me acostumar com a ideia. e eu não sou lá nenhuma garota de ipanema. eu sei que é uma grande mudança, mas estou contando os dias. pra conhecer gente nova, cozinhar na minha cozinha linda do jeito que eu queria, ir nos mercados e feiras e feirinhas e mercadões, cuidar da casinha, colocar umas flores no vaso da minha vó, cozinhar pros amigos, descobrir uma nova cidade e ir aos poucos escolhendo meus novos lugares favoritos. o importante nesse processo todo é que eu aceitei a mudança de braços abertos (depois de um ou dois ataques de pânico), e estou 100% tranquila com a minha decisão. que são paulo me surpreenda tanto ou mais quanto eu me surpreendi esses últimos anos. eu vou morrer de saudade da gente daqui, mas vou enfrentar meu *pavor* de avião e virei sempre apertar todo mundo.

então, amado leitor, se você tem dicas/sugestões/convites pra um chá da tarde ou café com bolo/ideias de lugares que eu devo conhecer ou só quiser mesmo me dar um apoio moral, comenta aqui embaixo ou manda email ou mensagem no facebook. tô esperando!!

galette-cogumelo-alho-poro-queijo-2

agora vamos à receita de hoje. sim, temos cogumelos, de novo. na semana passada eu fui nessa feirinha aqui no rio muito bacana chamada junta local, que agrega vários produtores locais e regionais de doces, bolos, conservas, cerâmica, orgânicos, queijos, quitutes, cachaças e mais um monte de coisas muito legais. eu vi essa bandeja de shimeji cinza lindo e não resisti, porque eu sou a tarada do cogumelo. às vezes o ingrediente vez antes da receita, e assim foi. essa foi uma das últimas receitas feitas antes da mudança. que venha uma nova cozinha, novos ingredientes e muitas, muitas receitas!!

galette-cogumelo-alho-poro-queijo

ingredientes para o recheio – pegue a receita da massa da torta aqui.

  • 200g de cogumelos frescos – na receita usei shimeji cinza
  • 1 cebola roxa pequena
  • 1 alho-poró de aproximadamente 25cm
  • tomilho a gosto
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 100g de queijo – o da receita é um minas meia cura. use um com bom derretimento
  • 15 raminhos de tomilho
  • sal e pimenta a gosto
galette-cogumelo-alho-poro-queijo-6

como faz: prepare a massa. enquanto a massa está na geladeira, faça o recheio. corte o alho-poró e a cebola em fatias de +/- 0,5cm. em uma panela, coloque a manteiga, a cebola e o alho-poró e refogue em fogo baixo por 10 minutos. adicione os cogumelos e o tomilho, misture bem e deixe por mais 5 minutos. tempere com sal e pimenta e desligue o fogo. pré-aqueça ao forno em temperatura média. em uma superfície bem enfarinhada e com a ajuda de um rolo de macarrão (também serve garrafa de vidro lisinha:), abra a massa até que ela tenha +/- 0,5 de espessura. eu usei o fundo removível de uma assadeira de 24 cm. misture o recheio com o queijo cortado em cubinhos. coloque a massa em cima da forma, coloque o recheio no centro e cubra com as bordas da massa. vai sobrar um pouco de massa, fica à seu critério saber a quantidade que você quer usar/descartar. leve ao forno médio pré-aquecido por 45 minutos e pronto! antes de servir, disponha mais algumas folhinhas de tomilho para finalizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.